Piauí.
Deputados e senadores decidem dar só uma emenda ao Governo do Estado; Decisão gerou mal estar, pois um deputado do PT fazia discurso enquanto a reunião se dava.
(Brasília-DF, 23/11/2006) Alguns parlamentares ainda não perceberam que ser Governo é diferente de ser Oposição. A bancada federal do Piauí, coordenada pelo deputado Mussa Demes(PFL) fez encontro ontem de manhã, no mesmo horário da reunião da Bancada do Nordeste, e decidiu dar só uma emenda de bancada ao Governo do Estado. A Prefeitura de Fortaleza ganhou mais uma emenda de bancada em detrimento do conjunto do Estado.
Quatro governistas faltaram ou se atrasaram - o deputado B. Sá(PSB) não compareceu pois estava coordenando o encontro da Bancada do Nordeste, mas os deputados petistas Nazareno Fonteles e Simplício Mário se atrasaram, assim como o deputado Marcelo Castro(PMDB) que também compareceu, rapidamente, ao encontro da bancada nordestina com os governadores eleitos e reeleitos.
Causou irritação e mal estar junto ao governador Wellington Dias e junto a equipe próxima do Chefe do Executivo a indiferença do deputado Nazareno Fonteles, que chegou tardiamente ao encontro pois fazia discurso de prestação de contas da Secretaria de Saúde do Estado no plenário Ulysses Guimarães. Algo que poderia esperar.
A maioria dos presentes, que contou com a presença dos três senadores, decidiu, no voto, por retirar a emenda do governo estadual. O orçamento só será votado no dia 28 de novembro, na Comissão Mista.
A Política Real, posteriormente, informará a relação de emendas de bancada aprovadas pelos parlamentares.
( por Genésio Araújo Junior)