Nordeste e as Eleições
Lula vence no Nordeste com 74,8 % dos votos segundo pesquisa CNT /Sensus; No Sul os dois candidatos estão praticamente empatados.
(Brasília-DF, 26/10/2006) O Instituto Sensus divulgou nesta manhã pesquisa realizada entre os dias 23 e 25 de outubro encomendada pela CNT sobre eleição presidencial. Os dados da pesquisa apontam para uma vitória do candidato Lula com 63,2 % dos votos válidos contra 36,8 % de Geraldo Alckmin. Uma diferença de 26 pontos percentuais entre os dois candidatos. Dentre os votos do total do eleitorado Lula teria 57,5 % enquanto Alckmin atinge 33,5 % dos eleitores.
A pesquisa aponta uma larga vantagem de Lula na região Nordeste, com 74,8 % dos votos do total de eleitorado, contra 18,6 % de Geraldo Alckmin. A novidade foi o resultado no Sul, que aponta para um empate técnico, onde Lula teria 45,5 % das intenções d votos e Alckmin 45,2 %. Segundo a pesquisa, portanto, Lula venceria em todas as regiões. A região Nordeste apresenta o maior apoio do candidato petista.
“Particularmente, acho que está é uma eleição definida”, declarou o diretor do Sensus, Ricardo Guedes. Na sua avaliação a escolha do eleitorado pela manutenção de Lula na presidência se baseia nos benefícios econômicos. “O eleitorado avalia que sua vida mudou de quatro anos para cá, por isso endossa o atual governo”, explica o diretor do Instituto. Guedes acredita ser difícil uma mudança de cenário. “Não sabemos de nenhum fato novo que possa mudar essa realidade”, conclui.
Ricardo Guedes informou que Lula venceu em quase todas as categorias da pesquisa: no eleitorado urbano e rural; nos sexos feminino e masculino; e em todos os grupos de idade. Dentro do grau de escolaridade Lula perdeu para Alckmin apenas no eleitorado de nível superior, que representa 11 % da população. Nesse segmento Alckmin teve 53,2 % das intenções de voto e Lula teve 35,8 %. A análise do eleitorado por faixa de renda aponta que Lula é o favorito entre os segmentos que ganhem entre 1 e 10 salários mínimo, enquanto Alckmin é o preferido do eleitorado acima de 10 salários mínimos.
A pesquisa CNT/Sensus realizou 2000 entrevistas, em 195 municípios, em 24 estados, nas 5 regiões do país.