Maranhão.
Governador eleito deu primeira entrevista, ao vivo, nesta manhã e foi a comemorações; Jackson Lago afirma que Lula será um grande parceiro do povo do Maranhão
( Brasília-DF, 01/10/2006) O governador eleito do Maranhão, Jackson Lago (PDT) em entrevista ao programa “Bom Dia, Maranhão”, da TV Difusora, assegurou que terá um bom relacionamento com o presidente reeleito Luís Inácio Lula da Silva e espera que ele seja um grande parceiro do governo e do povo maranhense. Jackson ressaltou que sempre teve um bom relacionamento pessoal com Lula e que irá procurá-lo, assim como todos os senadores e deputados federais do Maranhão para solicitar apoio aos pleitos que tenham por finalidade à retomada do desenvolvimento econômico e social do Estado.
Lago atribuiu a responsabilidade pelo estado de dificuldade em que vive o Maranhão à falta de democracia nas decisões governamentais. Ao fazer esta constatação, Jackson voltou a afirmar que irá procurar todos os senadores, deputados federais, estaduais e as lideranças políticas para que, juntos, possam encontrar as soluções para os problemas. "Passamos da condição de Estado solução para Estado problema e precisamos inverter novamente esta situação", ponderou o futuro chefe do Executivo.
"Seremos governador de todos os maranhenses, por isso vamos procurar todos os representantes do povo para sairmos desta situação de dificuldade e voltarmos ao tempo em que o Maranhão era solução dos problemas do Nordeste, produzia e exportava. Problema como este deve ser enfrentado pelo coletivo, por isso precisamos dar as mãos para realizarmos estas tarefas. Só vamos retomar o desenvolvimento se estivermos unidos e preparados para isso", defendeu o governador eleito.
Em sua primeira entrevista ao vivo como governador eleito, Jackson Lago procurou desfazer boatos sobre supostos nomes para compor o primeiro escalão do governo, especulados diariamente pela imprensa local. Segundo o governador eleito, na primeira etapa, será examinado o modelo de gestão da futura administração e posteriormente o organograma de trabalhos. Somente depois é que irá pensar em nomes para compor o primeiro escalão. "Ainda não estamos tratando de nomes", adiantou.
Lago ressaltou ainda que desenvolvimento econômico não se retoma com decreto, mas com plano diretor regional para saber a vocação de cada região e educação capacitadora. "Vamos pensar em educação profissional. Se nós nos prepararmos para isso vamos ver a retomada do desenvolvimento. Cito com exemplo o caso da agricultura, onde precisamos ensinar como produzir mais por hectare. Em São Luís, o homem se concentrou na zona rural porque lá existem escolas públicas de boa qualidade, postos de saúde, estradas e agricultores treinados. O agro-negócio deve abranger a grande, a média e a pequenas empresas", defendeu.
O governador eleito reafirmou ainda seus compromissos nas áreas de saúde e educação e anunciou que pretende fazer concurso público para aumentar o contingente da Polícia Militar de sete mil para 10 mil homens e elevar o quadro da Polícia Civil de 1.500 para 3000 policiais. Jackson se comprometeu ainda em melhorar a qualidade de vida dos policiais e equipar a guarnição para combater com eficiência o crime organizado e a violência como um todo. "Vamos atacar as duas causas da violência; falta de emprego e escola pública de boa qualidade".
Comemorações - Após a entrevista na TV Difusora Jackson Lago participou de um café da manhã na sede do diretório municipal do PDT, organizado pela direção do partido. No local o governador eleito recebeu uma série de cumprimentos pelo seu aniversário. Entre os presentes o prefeito de São Luís, Tadeu Palácio; o prefeito de Caxias, Humberto Coutinho; os ex-prefeitos Issac Dias (São Bento) e Dr. Julinho (São José de Ribamar), os deputados federais João Castelo, Sebastião Madeira, Domingos Dutra, Julião Amin, Roberto Rocha; os deputados estaduais Graça Paz, Rubem Brito, Geovane Castro, Pedro Veloso; o presidente do Diretório Estadual do PDT, Júlio França; secretários municipais, lideranças políticas e representantes de entidades sociais.
Ao lado da sua esposa, Dra. Clay Lago, Jackson Lago agradeceu aos presentes e conclamou todos a se unirem numa grande frente de trabalho pelo desenvolvimento do Maranhão.
Depois do café da manhã, Jackson Lago, ao lado de dona Clay Lago, seguiu para a cidade de São José de Ribamar onde participou de uma celebração de agradecimento na Igreja da Matriz. O governador eleito foi recebido pelo ex-prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho. Também presente em Ribamar Issac Dias, os deputados estaduais Graça Paz, Marcos Caldas, Afonso Manoel, Rigo Teles e Rubem Brito.
"Vim para agradecer a São José de Ribamar pela eleição ter transcorrido com paz e seriedade. Vim pedir suas bênçãos para esta nova etapa que se inicia. Para que ele nos dê sabedoria e justiça para trabalhar em prol da nossa população", disse o governador eleito.
No final da tarde de ontem Jackson Lago participou de uma celebração na Igreja Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac. A celebração contou com a presença de vários fiéis, além de lideranças políticas e dirigentes de movimentos sociais.
Após a missa no Cohatrac o governador eleito participou de culto no templo da Assembléia de Deus. No local Jackson Lago voltou a agradecer o empenho de todos na eleição. Hoje o governador eleito viaja para São Paulo.
( da redação com assessoria)