31 de julho de 2025

Nordeste e as Mulheres.

IBGE investiga as mulheres responsáveis pelos domicílios; Estudo analisou duas regiões metropolitanas nordestinas.

Publicado em

 

( Brasília-DF, 04/10/2006)  A partir de informações coletadas pela Pesquisa Mensal de Emprego em agosto de 2006, o IBGE traçou um perfil das mulheres que são as principais responsáveis pelos domicílios em que vivem: elas representam quase 30% da população feminina ocupada das seis principais Regiões Metropolitanas do País e têm uma idade média de 43,5 anos. Seus rendimentos eram 11,6% maiores que os da população feminina ocupada. A metade delas morava com os filhos sem a presença do cônjuge e uma em cada cinco era trabalhadora doméstica.

 

O estudo especial da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE mostrou que, em agosto desse ano, 2,7 milhões de trabalhadoras eram as principais responsáveis pelos seus domicílios no total das seis regiões metropolitanas investigadas (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Porto Alegre), um contingente que representava quase 30% da população feminina ocupada nessas localidades.

 

Os resultados da pesquisa indicaram que estas mulheres tinham idade média (43,5 anos) superior a das trabalhadoras em outras condições no domicílio (34,6 anos), e eram menos escolarizadas que a população feminina ocupada: as duas médias de anos de estudo eram 8,7 e 9,5 , respectivamente.

 

A pesquisa mostrou também que elas se submetiam a jornadas semanais mais longas (39,2 horas) que as das mulheres ocupadas (38,7 horas) e a rendimentos que, apesar de 11,6% maiores que os da população feminina ocupada, ainda eram precários: 78,6% das trabalhadoras que eram as principais responsáveis por seus domicílios recebiam menos de 3 salários mínimos. Entre as mulheres ocupadas, o percentual correspondeu a 81,6%. No entanto, 12,7% destas trabalhadoras obtinham rendimentos iguais ou superiores a 5 salários mínimos, contra 10,4% para a população feminina.

 

De acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego, o principal responsável no domicílio é aquela pessoa que é responsável na unidade domiciliar ou que assim for considerada pelos demais moradores. A PME constatou uma maior proporção de principais responsáveis nas populações femininas economicamente ativa (28,0%) e ocupada (29,6%) frente à das mulheres em idade ativa (25,4%).

 

Já a taxa de atividade das mulheres principais responsáveis nos domicílios era de 54,2%, superando a taxa de atividade feminina no mesmo período (49,0%). Também o nível de ocupação das principais responsáveis  (49,8%) era maior que o da população feminina ocupada (42,7%) em 7,1 pontos percentuais.

É expressiva a participação das mulheres ocupadas entre as economicamente ativas principais responsáveis (92,0%), enquanto a parcela de mulheres desocupadas  foi de 8,0%. De 2002 a 2006, aumentou da participação das mulheres ocupadas em detrimento das desocupadas

 

( da redação com informações do IBGE)