Nordeste e a Educação
Votação do Fundeb adiada para depois das eleições de segundo turno; Parlamentares acreditam que período eleitoral pode prejudicar a matéria.
(Brasília-DF, 03/10/2006) O projeto de criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) deve ser posto em votação na Câmara após eleições do 2 º turno. Os membros da Comissão Especial que avalia a matéria na casa, avaliou que colocar o projeto em votação nesse período pode prejudicar o projeto. “Infelizmente estamos em um período difícil. A política eleitoral pode atrapalhar aprovação do Fundeb”, declarou o presidente da Comissão, Severiano Alves (PDT-BA).
A Comissão estipulou hoje um prazo até dia 24 de outubro para apresentação de emendas sobre o projeto e o deputado Severiano Alves acredita que desta forma a matéria pode ser votada
Severiano Alves declarou que o ponto mais polêmico do projeto vindo do Senado é um dispositivo que proíbe o município de fazer transferência de verbas do Fundeb, restringindo apenas para Educação Fundamental e Educação Básica. “Desta forma o município pode deixar de aplicar recursos em outras áreas da educação, se limitando pela legislação”, explica Severiano.
(por Liana Gesteira)