31 de julho de 2025

Maranhão.

Polícia Federal anunciou o balanço da “Operação Galácticos” no Estado.nesta quinta.

Publicado em

 

( Brasília-DF, 14/09/2006)  A Polícia Federal encaminhou à Justiça Federal, na última quinta-feira 07, dez dos 16 dezesseis inquéritos instaurados para apurar crimes cibernéticos (furto mediante fraude pela Internet), envolvendo pessoas presas, na Operação “Galácticos”, em Imperatriz/MA.

 

 

Tais inquéritos foram relatados dentro do prazo de 15(quinze) dias estabelecido pelo Código de Processo Penal, haja vista existirem réus presos, sendo que, nestes 10 Inquéritos, 70 pessoas foram indiciadas.

 

 

Cumprindo a dinâmica processual, a Justiça Federal encaminhará os Inquéritos ao Ministério Público Federal que terá o prazo de cinco dias para fornecer a denúncia.

 

 

No tocante aos seis Inquéritos Policiais Federais ainda não relatados, têm como objetivo apurar a participação de empresas que se beneficiavam com o esquema de transferência ilegal de valores via Internet; ressalte-se que cinco empresários locais já se apresentaram à Delegacia de Polícia Federal em Imperatriz e prestaram depoimento, sendo que quatro deles já foram indiciados.

 

 

Foram expedidos pela Justiça Estadual em Imperatriz, 82 Mandados de Busca e Apreensão e 70 Mandados de Prisão, sendo 45 Temporárias e 25 Preventivas.

 

 

Todos os Mandados de Busca e Apreensão foram cumpridos. Foram cumpridos 41 Mandados de Prisão Temporária e 22 Mandados de Prisão Preventiva, existindo uma pessoa que se apresentou no dia 11 de setembro. Duas prisões temporárias foram convertidas em Prisões Preventivas.

 

 

Ainda estão presas na Central de Custódias de Augustinópolis/TO, 25 pessoas, sendo que 24 possuem prisão preventiva decretada.

 

 

A Polícia Federal, continuando as buscas para cumprir os Mandados de Prisão que estão em aberto, realizou nesta última segunda-feira, dia 11, a prisão preventiva de C.A.R., vulgo RICARDO, que se encontrava foragido em Dom Eliseu/PA.

 

 

( da redação com informações da PF)