31 de julho de 2025

Maranhão

Vidigal vai a Baixada e anuncia plano de desenvolvimento para a região; Candidato do PSB visita a região berço do chamado Saneizismo..

Publicado em

 

( Brasília-DF, 06/09/2006)  O candidato do PSB ao governo do Maranhão,o ex-ministro do STJ,  Edson Vidigal, percorrerá vários municípios da Baixada Maranhense a partir de hoje, levando propostas concretas para a região. A ídéia que sintetiza o projeto de desenvolvimento de Vidigal para os municípios da Baixada é a criação da Companhia de Desenvolvimento da Baixada Maranhense (Codebam) - que coordenará todos os investimentos para a exploração das diversas vocações da região. Ironicamente, sublinha Vidigal, a idéia da Codebam nasceu de uma experiência do governo José Sarney em 1966, que não foi adiante por falta de vontade política. A Baixada é a regão do Maranhão onde fica a cidade de Pinheiro, berço original do Sarneizismo.

 

 

“Foi mais um exemplo de projeto em que acreditávamos para acabar com o ciclo de pobreza do Maranhão e ele abandonou pelo caminho”, lembra o candidato.

 

 

A Codebam será uma empresa de capital mixto, público e privado, e organizará os esforços de tal forma que as ações do Estado venham para viabilizar as iniciativas empreendedoras dos empresários locais e de fora. No seu horizonte de trabalho estarão todas as áreas, como o ecoturismo, a psicultura, a pesca, a agricultura, a pecuária e outras atividades econômicas que possam ser estimuladas mediante a oferta de crédito, incentivos e políticas públicas, como o treinamento e qualificação de mão-de-obra.

 

 

 

 

“Vamos trabalhar muito com o micro, pequeno e médio empreendedor local, para viabilizar seus empreendimentos, oferecendo cursos de empreendedorismo e adotando as medidas cabíveis para que as novas empresas possam gerar riquezas e empregos”, adianta Vidigal.

 

 

“Conheço o pantanal mato-grossense, do norte e do sul, e posso dizer, sem titubear, que o pantanal da Baixada é muito mais bonito. Vamos criar um novo destino turístico, do peso dos Lençóis, o Pantanal Maranhense. Este é o futuro deste Estado, este é o seu talento inexplorado: distribuir suas riquezas, que são tantas, a seus filhos, a todos eles - e não mais aos das poucas famílias dominantes -, como boa mãe que esta terra é, melhorando a qualidade de vida de todos, combatendo a pobreza e trazendo prosperidade e paz aos maranhenses”, afirmou Vidigal.

 

 

Também ficará sob a responsabilidade da Codebam a coordenação dos projetos governamentais para suprir a região da infra-estrutura necessária, como a recuperação e construção de estradas e oferta de energia elétrica. O candidato lembra, conforme informa sua assessoria, que o “descaso histórico com o desenvolvimento do Maranhão, interrompido pelo governo José Reinaldo, ainda deixa o Estado como a unidade da federação que menos utiliza os financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)”.

 

 

A instituição do governo federal, lembra Vidigal, é a principal indutora de desenvolvimento do país e precisa ser aproveitada como fazem os outros Estados. “Para isso, é preciso que haja gestão, que haja liderança capaz de negociar um pacote de desenvolvimento”, afirmou Vidigal.

 

 

A Codebam terá, também, entre suas tarefas a implantação de uma unidade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), voltada para a formação de mão-de-obra qualificada de acordo com a demanda da região, priorizando, assim, a oferta de cursos de turismo, administração, engenharia ambiental, agronomia, zootecnia e outros.

 

 

 

 

( da redação com informações de assessoria)