31 de julho de 2025

Piauí.

Ibope aponta Wellington Dias abrindo boa vantagem sobre adversários; W.Dias teria 50 por cento, Mão Santa caiu e teria 26 por cento, enquanto FF teria 11 por cento.

Publicado em

(Brasília-DF, 13/09/2006)  A segunda rodada da pesquisa IBOPE/ TV Rádio Clube, Teresina veiculada ontem à noite aponta para um avanço de 13 para 24 pontos percentuais a vantagem do atual governador-candidato, Wellington Dias(PT) sobre o senador Mão Santa( PMDB) que perde votos em praticamente todos os segmentos.

Wellington Dias subiu 4 pontos com relação a primeira rodada da pesquisa IBOPE, divulgada no mês de agosto. Já o candidato Mão Santa tinha em agosto 33% e caiu para 26%. O candidato Firmino Filho( PSDB) permaneceu com 11%.

O atual governador teria 53% dos votos válidos. Se a eleição fosse hoje, com base nesta pesquisa, não seria possível afirmar se haveria ou não segundo turno, já que a maioria de votos válidos obtida por Wellington Dias está dentro da margem de erro amostral da pesquisa.

Wellington Dias ganha pontos, aparentemente em detrimento de Mão Santa, entre as mulheres (passa de 43% para 50%), na faixa de 16 a 24 anos (sobe 12 pontos percentuais e vai para 56% enquanto o adversário cai de 33% para 26%) e entre eleitores com instrução entre 5ª e 8ª série (de 41% para 61%), mas também em função da diminuição de indecisos e daqueles que pretendiam votar em branco/ nulo nos seguintes segmentos: na faixa de 25 a 29 anos (de 41% para 59%) e entre os que têm o ensino médio ou superior (de 45% para 56%).

Por outro lado, o atual governador perde votos entre eleitores menos escolarizados (cai de 49% para 39%) e os mais velhos (de 47% para 40%), segmento em que aumenta significativamente o número de indecisos (mais 8 pontos percentuais).

Já o ex-Prefeito de Teresina Firmino Filho continua tendo seu melhor desempenho entre os eleitores mais instruídos e com maior poder aquisitivo (tem 16% entre aqueles com ensino médio e superior e 15% entre quem tem renda familiar mensal superior a 2 salários mínimos).

A pesquisa mostra que aumenta o grau de definição dos eleitores em relação à disputa para Governador: apenas cerca de ¼ dos eleitores (24%) não citam espontaneamente um candidato (11 pontos percentuais a menos que na pesquisa anterior).

 

 

O candidato à reeleição Wellington Dias tem 45% das citações, enquanto Mão Santa é citado espontaneamente por 20% dos entrevistados.

 

 

EXPECTATIVA DE VITÓRIA PARA GOVERNADOR

Cresce entre os eleitores a expectativa de reeleição de Wellington Dias: há um mês 47% acreditavam em sua vitória e hoje são 60%. Por outro lado, cai de 31% para 21% o índice de eleitores que acreditam que Mão Santa será o vencedor.

 

 

INTENÇÃO DE VOTO PARA O 2º TURNO - O cenário favorável a Wellington Dias mostrado na pergunta de intenção de voto reflete-se na simulação para um eventual segundo turno entre ele e Mão Santa: o petista obtém 61% das preferências, contra 34% do candidato peemedebista (há um mês os candidatos tinham 52% e 40% das intenções, respectivamente).

 

 

REJEIÇÃO -  O atual governador continua com o menor índice de rejeição de todos os candidatos (18%), enquanto Major Avelar, Mão Santa e Edna Nascimento apresentam os maiores índices, todos com 34%. 

 

 

( da redação com informações da TV Clube)