Piauí.
Empresário João Vicente Claudino( PTB) assume a liderança ao Senado; Ele teria 42 por cento contra 28 por cento de HN.
( Brasília-DF, 13/09/2006) Ontem, foi divulgada nova pesquisa Ibope-TV Clube. A disputa pela vaga no Senado apresenta grande alteração no cenário, com o petebista João Vicente Claudino, da coligação PT/ PTB/ PSB/ PC do B/ PL, abrindo boa vantagem sobre o candidato Hugo, do PFL - há um mês os dois estavam tecnicamente empatados.
Já para o Senado, a pesquisa IBOPE revelou que o candidato da coligação "A Vitória da Força do Povo", João Vicente Claudino, seria eleito com com 42% dos votos contra 28% do segundo colocado, Hugo Napoleão. Os outros candidatos que apareceram na pesquisa foram Freitas Neto - 8%; Ari Magalhães - 4%; Geraldo Carvalho – 2%; Antônio Almeida; (Toin) – 1%; Marcus Vinícios – 1%; Professor Ildefran – 1%; e Zilton Duarte - 1%.
O petebista abre uma vantagem de 14 pontos percentuais sobre seu principal adversário, crescendo em todos os segmentos analisados na pesquisa. A evolução do desempenho de João Vicente Claudino é ainda melhor entre eleitores de 25 a 29 anos (passa de 21% para 42%), aqueles com instrução de 5ª a 8ª série (de 30% para 51%) e entre as mulheres (de 24% para 43%). Sua vantagem sobre Hugo é maior entre eleitores da capital (44% a 25%) do que no interior (41% a 29%).
Dentre os candidatos ao Senado, Hugo apresenta junto com Ari Magalhães os maiores índices de rejeição: 36% e 35%, respectivamente.
João Vicente Claudino apresenta o mesmo índice de rejeição da pesquisa passada (21%), o menor entre todos os candidatos.
A Pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí sob protocolo número 17036/ 2006.
( da redação com informações da TV Clube)