Nordeste e a Câmara
Câmara aprova PEC do Voto Aberto; Oposição recua em proposta de garantir voto secreto na eleição de presidentes do Congresso.
(Brasília-DF, 05/09/2006) A Câmara dos deputados acaba de aprovar a PEC 348/01, que prevê o voto aberto em todas as votações em plenário. Foram 383 votos favoráveis a matéria e 4 votos de abstenção. Nenhum deputado votou contra a matéria. No total 387 deputados votaram, dos 420 que estão presentes na Casa. A matéria terá que ser votada em segundo turno na Câmara antes de ir ao Senado.
A votação ocorreu após o líder da minoria, José Carlos Aleluia (PFL-BA), retirou requerimento que excluía da PEC do Voto Aberto as votações para presidências da mesa da Câmara e do Senado. Aleluia afirmava que o voto aberto para os presidente poderia abalar a independência das Casas, que poderiam ser manipuladas por indicação de voto do governo. Ao perceber que seu requerimento ia ser rejeitado, o líder decidiu retirar proposta.
O presidente Aldo rebelo (PCdoB-SP) saudou a atitude do deputado Aleluia e elogiou líderes da oposição. “Quero destacar particularmente o gesto dos líderes da oposição José Carlos Aleluia, Jutahy Junior (PSDB-BA) e Rodrigo Maia (PFL-RJ) por possibilitar o destrancamento da pauta, permitindo a votação de 20 MP´s editadas pelo Executivo”, declarou Rebelo.
(por Liana Gesteira)