31 de julho de 2025

Nordeste e o Emprego.

Análise da forma de inserção do trabalhador no mercado de trabalho; Salvador continua crescendo com trabalhadores sem carteira assinada.

Publicado em

( Brasília-DF, 27/07/2006)   Empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado (exclusive trabalhadores domésticos, militares, funcionários públicos estatutários e outros), 41,2% da população ocupada. Em relação a maio de 2006, o contingente de trabalhadores nesta forma de inserção no mercado de trabalho apresentou estabilidade. Frente a junho do ano passado, ocorreu variação de 3,7%, ou seja, aumento de aproximadamente 296 mil pessoas trabalhando com carteira de trabalho assinada. Na análise regional, com vistas à comparação mensal, verificou-se estabilidade em todas as regiões pesquisadas. Em relação a junho de 2005, constatou-se variação nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte (6,2%) e São Paulo (4,8%).

 

 

Empregados sem carteira de trabalho assinada no setor privado (exclusive trabalhadores domésticos, militares, funcionários públicos estatutários e outros), 14,6% da população ocupada. Esta estimativa apresentou estabilidade em relação a maio e declínio em relação a junho de 2005 (-4,7%). No contorno regional, na comparação mensal, a Região Metropolitana de Salvador registrou elevação de 9,6%. Na comparação anual, registrou-se movimentação positiva na Região Metropolitana de Salvador (11,9%). São Paulo registrou movimento inverso (-7,8%).

 

 

Trabalhadores por conta própria, 19,2% da população ocupada. Foi verificada estabilidade no contingente de trabalhadores nesta forma de inserção nas comparações mensal e anual. Na esfera regional, o quadro foi de estabilidade em todas as regiões na comparação mensal. Na comparação com junho de 2005 foi observada elevação na Região Metropolitana de Porto Alegre (11,6%).  

 

 

 

 

( da redação com informações do IBGE)