Maranhão
.Deputado anuncia que se chegou ao diagnóstico de doença estranha que estava assolando o sul do Estado.
( Brasília-DF, 12/07/2006) O deputado Sebastião Madeira(PSDB-MA) anunciou em discurso na tarde de hoje que se chegou ao chamado diagnóstico da doença “estranha “ que estava assolando o Estado. Confira a íntegra da manifestação:
“ Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, registro um fato que vem ocorrendo no Estado do Maranhão, principalmente no sudoeste do Estado. Nos últimos 6 meses, surgiu uma doença desconhecida até então. Pessoas do meio rural dão entrada em hospitais, principalmente no pronto-socorro de Imperatriz, com paralisia dos membros inferiores, miocardite e dispinéia, dificuldade de respirar.
Os médicos não conseguiram identificar a doença, e outros casos apareceram, totalizando 120, com 33 óbitos. A Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão e o Ministério da Saúde foram acionados e, nos últimos dias, chegaram à conclusão de que a tal síndrome neurológica guarda semelhança com a síndrome de Guillain-Barré, doença neurológica que também provoca a paralisia dos membros inferiores.
Os técnicos do Ministério, depois de autópsias, de acurados exames dos casos registrados nos últimos meses chegaram à conclusão de que a síndrome é causada pela deficiência da vitamina B1 no organismo, potencializada pelo fumo e o uso do álcool. A nicotina e o álcool exigem o aumento do consumo da vitamina B1. O caso então se agrava se a ingestão da vitamina B1 já é deficitária por alguns indivíduos. A vitamina B1 tem muita importância para o sistema nervoso. Sua ausência causa inclusive o beribéri, também uma doença neurológica. Portanto, a hipovitaminose B1, potencializada pelo fumo e o uso do álcool, tem sido a causa dessa doença, até então desconhecida, que tem acometido muitas pessoas no Maranhão, na região sudoeste do Estado.
Feito o diagnóstico pelo Ministério da Saúde, espera-se agora providências da Secretaria de Saúde do Estado. Tenho certeza de que a Secretária titular, Dra. Helena Duailibi, que tem feito um grande trabalho, vai sair em campo para suprir a deficiência da população de vitamina B1, alertando para os malefícios do fumo e do álcool.
Faço portanto o registro da doença, Sr. Presidente, até então desconhecida por todos nós. Pelo menos ninguém na Casa havia falado a respeito.
Muito obrigado. "