Nordeste e Orçamento
Relatório setorial de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Esporte começa a ser discutido na Comissão de Orçamento; Recursos para a área diminuíram cerca 4,3% em relação ao ano passado.
(Brasília-DF, 17/01/2006) A Comissão Mista de Orçamento suspendeu a sessão de discussão e votação do relatório Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Esporte, iniciada nesta tarde por causa do início da Ordem do Dia. O trabalho da Comissão vai ser retomado amanhã, a partir das 14h.
Durante a sessão de hoje, o deputado Wasny de Roure (PT-DF), relator matéria, informou que a dotação orçamentária de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Esporte ficou no valor de 27,1 bilhões de reais, cerca de 4,3% a menos do que o valor destinado para a área no ano passado.
Apesar da perda de recursos para a educação, Wasny de Roure declarou que o relatório inclui o Fundeb, com uma previsão de 35 milhões de reais para o primeiro ano e 175 milhões de reais ao fim de 4 anos.
“Acho positivo a ampliação do Fundef, com a previsão de implantação do Fundeb. E também parabenizo o relatório pelo aumento no salário educação”, afirmou o deputado Walter Pinheiro (PT-BA). Segundo o deputado Wasny, o salário educação deve arrecadar cerca de 7,2 bilhões de reais neste ano.