Nordeste e o Parlamento.
Aldo Rebelo( PC do B-SP) anunciou datas da convocação extraordinária do Congresso; O deputado ressalta importância do Poder Legislativo para diminuir desigualdades regionais e sociais.
( Brasília-DF, 15/12/2005) O presidente da Câmara Aldo Rebelo anunciou na tarde de hoje que o Congresso não terá recesso, recomeçando seus trabalhos a partir de amanhã, dia 16 de dezembro. Entretanto as sessões plenárias só acontecerão a partir do dia 16 de janeiro. Dessa forma, entre os dias 16 de dezembro e 14 de janeiro vão funcionar apenas as CPI´s, o Conselho de Ética e a Comissão Mista de Orçamento. “Os parlamentares que se ausentarem de um terço das sessões durante convocação vão sofrer multas e correm o risco de terem seus mandatos cassados”, declarou Aldo Rebelo.
A decisão prevê a continuidade no funcionamento das investigações e tenta viabilizar a votação do Orçamento de 2006 o mais rápido possível. A pauta das sessões extraordinárias ainda não foi divulgada, mas Aldo destacou as matérias que tratam da reforma política, da redução de recesso parlamentar e da dispensa de pagamentos extraordinários, como assuntos importantes para serem votados durante convocação.
“Gostaria de fazer um agradecimento aos deputados que mesmo nesse ano atípico, com tantas dificuldades, fizeram esforço para colocar a Câmara na altura de sua missão”, disse o presidente da Câmara fazendo um balanço dos trabalhos da Casa durante 2005. Segundo ele, neste ano, 1.200 reuniões foram realizadas pelas Comissões; 1.669 preposições foram votadas na CCJ; e mais de 80 matérias foram deliberadas nas sessões do Plenário. “Esta casa economizou 134 milhões de reais dos cofres públicos em 2005”, afirmou o deputado Aldo.
O presidente ainda ressaltou a importância do Poder Legislativo promover mecanismos, através de seus projetos, que diminuam as desigualdades regionais e sociais do país. “Que 2005 seja um ano de luta para se aperfeiçoar os trabalhos da Casa”, anunciou Aldo Rebelo finalizando o seu discurso.
( por Liana Gesteira)