31 de julho de 2025

Nordeste e o PMDB.

Executiva Nacional do Partido define data paras as prévias para presidente da República; Deputados vão criar movimento dos autênticos – Geddel anuncia anti-liderança.

Publicado em

 

( Brasília-DF, 24/08/2005) A executiva nacional do PMDB aprovou agora há pouco realização de prévias para presidente da República. Ficou decidido que o Partido realizará as prévias numa eleição nacional no dia 5 de março de 2.006. Ficou acertado que no dia 14 de setembro a Executiva fará novo encontro para, dessa vez, definir as regras do processo eletivo, mas já foi definido o colégio eleitoral que deverá chegar a “ 13 ou 14 mil eleitores”.

 

 

A Comissão Executiva Nacional do PMDB, de forma unânime aprovou resolução com três artigos em que ficou acertado um colégio eleitoral em que votarão os membros titulares e suplente do Diretório Nacional e do Conselho Nacional, membro titular e suplente do Diretório Estadual, senador, deputado federal, estadual, distrital e vereador, assim como governador de estado e vice, prefeito municipal, delegado titular e suplente à Convenção Nacional, e, finalmente, membro da Comissão Interventora ou Provisória Estadual.

 

 

O secretário de governo do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho( PMDB-RJ), disse à Política Real que a votação foi unânime, “ inclusive Eunício Oliveira(PMDB-CE)”. Ele estava animado. Segundo o deputado Geddel Vieira Lima(PMDB-BA), a reunião foi acertada há pouco tempo. Muita gente no Partido não tinha conhecimento dessa reunião especial para definir as regras. O deputado baiano disse que não acredita que o PMDB seja uma terceira via, ao PT e ao PSDB. Quem comandou a reunião foi o deputado Michel Temer.

 

 

- Não acredito nisso de terceira via. Não acredito que a sociedade brasileira se baste com esse dilema de PT e PSDB, com esse período de superávit fiscal e redução de investimentos em infra-estrutura.  Acredito em oposição e governo. Algumas pessoas no Partido, infelizmente se contentam em ficar preocupados com posições no Governo ou aumento de verba em Ministério A ou B.

 

 

 

 

Vieira Lima disse que o grupo do qual faz parte decidiu não disputar a liderança do Partido.

 

 

- Vamos agora para a anti-liderança. Não vamos mais questionar mais o atual ocupante do cargo. Porém, a cada momento que for posta alguma posição faremos uma contraposição.

 

 

Na resolução ficou acertado que “cada filiado terá direito a um único voto, voto secreto e que os votos obtidos pelos pré-candidatos, em cada estado, serão ponderados de acordo com seu eleitorado somando-se aos votos ponderados dos demais estados e do Distrito Federal para obtenção do resultado final.”  O prazo final para inscrição é o 15 de fevereiro de 2.006.

 

NOVOS AUTÊNTICOS – Vieira Lima disse que os deputados foram lentos e perderam para os “provectos” senadores, numa referência a criação dos “novos autênticos do PMDB”. Ele informou que já existem “ 22 a 23 assinaturas”  e que dentro em breve será feito um lançamento do novo grupo, em ato público.

 

 

O deputado Wilson Santiago(PMDB-PB) que ocupa a liderança do PMDB, na Câmara, no momento teria sido mantido no cargo, segundo apurou a Política Real,  face a disputa estabelecida pelos deputados do PMDB gaúcho, que antes unidos se dividiram.

 

 

 

 

( da redação com informações de Genésio Araújo Junior)