31 de julho de 2025

São Francisco.

Impasse pode atrapalhar obras; Governadores nordestinos se reuniram com ministros, agora à tarde, na Casa Civil.

Publicado em

( Brasília-DF, 16/08/2005)  A Transposição do Rio São Francisco como define o Governo, esbarrou em nova barreira nessa terça-feira ,16, durante reunião do Governo Federal com governadores do Nordeste.

 

O encontro foi promovido pelo Grupo São Francisco para que os representantes dos Estados de Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte assinassem um termo de compromisso com os ministérios do Meio Ambiente, Integração Nacional, Minas e Energia e Casa Civil da Presidência da República para a implantação do projeto, oficialmente conhecido como “Projeto de Integração de Bacias do São Francisco”. O vice-governador de Pernambuco, Mendonça Filho (PFL), no entanto, surpreendeu a todos ao recusar-se a assinar o termo e condicionar a assinatura à construção de um canal no Pernambuco.

 

 

 

Segundo o vice-governador do Rio Grande do Norte, Antonio Jácome (PSB), a discussão do projeto seguia seu curso normal até que Mendoncinha revelou o posicionamento do Governo de Pernambuco. “Ficamos perplexos com a posição de Pernambuco porque agora não é o momento de levantar questionamentos como esse”, afirmou.

 

 

 

Mendonça Filho disse não estar autorizado pelo governador Jarbas Vasconcelos, que está fora do país, a assinar qualquer documento relacionado à transposição e condicionou a assinatura do termo à construção do “canal do sertão”, que representaria uma compensação para Pernambuco, Estado que é doador do projeto. Na opinião do representante do Rio Grande do Norte, esse posicionamento pode acarretar atraso no inicio das obras, previsto para os próximos meses, e até mesmo inviabilizar o projeto.

 

 

 

( por Alessandra Flach)