31 de julho de 2025

Maranhão.

Lula destaca competência de Silas Rondeau; Engenheiro que tem apoio político do PMDB é conhecido no mercado por aliar competência e habilidade política.

Publicado em

( Brasília-DF, 08/07/2005)  O engenheiro Silas Rondeau  assumiu o Ministério das Minas e Energia ouvindo do presidente Lula que chegava ao posto por competência. Independente do apoio político que Rondeau tem para ocupar um cargo que é da cota do PMDB governista, parece evidente que o Presidente não exagerou nos elogios a um indicado de um grupo político que será fundamental para esse momento de crise do seu Governo.

 

Silas Rondeau está a trinta anos no sistema Eletrobrás e Eletronorte – primeiro foi presidente da Eletronorte, depois virou presidente da Eletrobrás e finalmente chega ao Ministério das Minas e Energia tendo o apoio da  nova gerente do Governo, ministra Dilma Rousseff. Rondeau que vem a ser o único nordestino dessa nova leva de ministros do Governo Lula tem motivos de sobra para comemorar sua entrada no alto comando do Governo Federal.

 

O Presidente fez questão de destacar que ele chega bem avaliado mesmo não tendo cm ele, Lula, uma relação pessoal:

 

 

 

- Silas eu quero te dizer que você não entra no Ministério porque você  é meu amigo. ....Você está sendo indicado pela vontade do PMDB, pois o PMDB poderia indicar 300 nomes é não poderia ser você. Você está sendo indicado porque, quis Deus - pois a vida humana  é uma disputa cotidiana para provar que somos capazes -, portanto, você está sendo guindado à condição de ministro – não por que você é amigo do Sarney ou do Renan, mas por sua competência para exercer o cargo de ministro das Minas e Energia.   Quero que você tenha toda a sorte do mundo.

 

 

( da redação com informações de Genésio Araújo Junior)