31 de julho de 2025

Um choque ético

Publicado em
O governo do presidente Lula está sofrendo do mesmo mal que atingiu a ditadura militar que ele tanto combateu: as más companhias. No regime dos generais também houve roubalheira. E com a agravante de que era proibido denunciá-las, o que favorecia ação dos oportunistas que usavam e abusavam da boa fé dos ditadores, para os quais salvar o Brasil era perseguir e prender comunistas. Aproveitando a ingenuidade dos governantes impostos pelas baionetas, a cleptocracia deitou e rolou. Basta citar o sistema financeiro da habitação como um dos focos da roubalheira e do enriquecimento dos amigos do poder.

Foi nessa época que começaram a se destacar patriotas como Paulo Maluf, Jáder Barbalho e outros ícones da impune simbiose com os dinheiros públicos. Pois é. Não se pegou até agora um petista roubando no governo Lula. É verdade que há muitos ? e bota muitos nisso ? se lambuzando com o poder que não conheciam, montados em gordos empregos para os quais não estão qualificados, viajando, comendo e bebendo à farta às custas do contribuinte e desfrutando de tudo quando é mordomia. Coisa de pobre que nunca viu fartura. No máximo levam clipes, lápis, borracha e durex da repartição. Toda a roubalheira está na periferia. Nos amigos, nos novos ?companheiros?, muitos dos quais sempre eram inimigos até ontem. Parece que o presidente Lula não lê também jornais. Ou nunca leu. Do contrário saberia quem são muitos dos seus novos amigos de infância. O metalúrgico que foi a esperança de mais de 50 milhões de brasileiros mudou de lado. Afastou-se ? e rompeu com muitas delas das boas companhias dos velhos tempos e aliou-se as más, as mesmas que ajudaram a minar moral e eticamente qiuase todos os governos no Brasil a partir de 64.

Lula precisa livrar-se urgentemente da ss más companhias. Os acordos feitos nesses dois anos com figuras carimbadas da corrupção nacional podem ajudado a eleger dona Marta em São Paulo, garantiram a impunidade de altos figurões do poder, mas sem dúvida macularam a imagem do Presidente e do seu governo. Para os brasileiros, o governo não rouba, mas protege quem rouba. No caso da CPI dos Correios é típico, cabe ao PT assumir o comando, apurar tudo e punir os responsáveis. Jamais recorrer aos 300 picaretas para sabota-la. O que pode frustrar a reeleição de Lula não é a apuração das denúncias, mas a proteção aos responsáveis. A Lula só resta aplicar, enquanto é tempo, um choque ético no seu governo.

A pergunta

Ao ouvir as queixas dos brasileiros que vivem no Japão sobre o tratamento que recebem naquele país, o presidente Lula esqueceu de fazer a pergunta e eles porque largaram o Brasil e foram lavrar defuntos, sanitários e ser lixeiros no outro lado do mundo.

Pode parar

O jornalista Otávio Cabral nem precisa escrever mais nada neste ano depois de dizer na ?Veja? que o deputado Roberto Jefferson ?é aquele que diminuiu o estômago mas cujo apetite aumentou?.

Apoio

Surpreende o apoio popular ao projeto do deputado cearense Marcelo Teixeira (PMDB) que acaba com a cobrança da assinatura básica nas contas de telefones. Somente um documento, enviado pelo Procon de Brasília, traz 250 mil assinaturas a favor da proposição, que vem sendo sabotada pelo lobby das empresas na Câmara. .

Mérito

Dentre os quase 300 novos condecorados com a Ordem do Mérito Naval por serviços prestados à Marinha, estão o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, que não enjeita medalha, e muita gente que jamais teve qualquer ligação com a Armada. O senador Paulo Otávio, um dos agraciados, pelo menos é ex-genro de um almirante e há pouco fez uma viagem de navio pelo Alaska.

No palheiro

A CPI dos Correios vai dar um duro danado para encontrar os fios da meada nessa mutreta do Roberto Jefferson. Para achar a empresa Golden ou o misterioso Goldman responsável pela filmagem da roubalheira explícita, que estariam nos Estados Unidos, terá que investigar milhares de pessoas físicas e jurídicas. Só na lista telefônica de Miami há 460 Golden e Goldman. É como procurar agulha no palheiro..

Devendo

O brasileiro que nascer hoje já tem uma conta nova para pagar. E alta. Quando completar 29 anos de idade começará a quitar os US$ 500 milhões que o governo Lula acaba de pedir emprestado no exterior,.com garantia de títulos que vencerão a partir de 2034.

Dura lex

Para quem tem duvida de que no Brasil ladrão vai mesmo para a cadeia a doméstica Maria Aparecida Mattos, de 24 anos, passou 19 meses na prisão, onde ainda foi torturada e perdeu uma vista, pelo hediondo crime de tentar roubar um vidro de xampu e um de condicionado para cabelos numa farmácia de São Paulo.

TV da AL

Saiu finalmente a concessão do canal de televisão para a Assembléia Legislativa do Ceará. Mas a autorização, embora a emissora deva ser operada pelo legislativo, foi dada mesmo ao Governo do Estado.

Incompetência

A Câmara Legislativa de Brasília bem merece um verbete no ?Guiness?. Chega a 200 o número de leis por ela aprovadas que foram declaradas inconstitucionais pela Justiça. Além, de cara e inútil, incompetente.

Mais 221

E o ministro da Educação, Tarso Genro, fecha o mês de maio somando mais 221 cursos superiores aos 670 que já reconheceu ou autorizou a funcionar no país somente nos últimos cinco meses.

Pelo menos um

O senador Mão Santa, do Piauí, fez um apelo dramático aos brasileiros. Para que, já que cumprem a Constituição do Brasil, pelo menos cumpram com apenas um dos artigos da Constituição de Deus: aquele que diz ?não furtarás?.

São Francisco

O ministro Ciro Gomes conseguiu mais alguns apoios entre deputados nordestinos ao projeto de transposição de águas do rio São Francisco para outras bacias hidrográficas do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, durante um café da manhã com a dividida bancada da região na Câmara, coordenada pelo deputado B.Sá, do Piauí.

Curas

De novo em Fortaleza, o médium Aran, um dos últimos discípulos de Chico Xavier, atende hoje, gratuitamente, para curas e cirurgias espirituais na sede da ABCR.

por Rangel Cavalcante.

e-mail: [email protected]