31 de julho de 2025

Estão se lambuzando

Publicado em
O presidente Lula precisa urgentemente dar uma freada no ônibus para organizar a carga. Urge conter a voracidade com que os ?companheiros? do PT estão desfrutando do poder, cujos encantos e benesses desconheciam e que são imensamente maiores do que pensavam. Nunca se viu no Brasil tanta liberalidade no uso da coisa pública, principalmente quando essa coisa é dinheiro, como nesses dois anos de governo petista. E, faça-se justiça, não se trata propriamente de roubalheira, embora casos de corrupção tenham aflorado e denunciados com certa freqüência.

Os ?companheiros?, assim como Joãozinho Trinta, devem achar que quem gosta de miséria é intelectual. E por isso, tomados pela embriaguez do sucesso, estão se lambuzando com o poder. Para começar, o PT é hoje o partido mais rico do Brasil, com as burras abarrotadas. Graças à generosa contribuição compulsória dos milhares de companheiros que ocupam, sem concurso, cargos de confiança no governo, dois quais toma todos os meses parte do salário. A gastança do governo federal não há novidade. Mas o atual tem exagerado. Falta dinheiro para os hospitais, escolas, estradas, segurança púbica, para tudo. Mas sobra para o custeio, mordomias, compra de carros de luxo, as viagens. Os números mostram que a União aplica apenas um décimo de tudo o que arrecada ? e como arrecada! ? em investimentos. O que certos funcionários do Palácio do Planalto gastam por mês com cartões de crédito às custas do contribuinte é uma indecência. Tudo custeado por um povo que arca com a maior carga tributária do mundo. Os companheiros precisam dar umas voltas pela nova Bibliotecas do Palácio do Planalto. Lá estão muitos livros mostrando, através da história, que em muitos e muitos lugares o mel acabou porque os ursos se lambuzaram demais nele.

Camisa

A senadora Patrícia Sabóia vestiu a camisa do time que luta pela aprovação na Câmara do projeto de emenda constitucional do senador Lúcio Alcântara que assegura a nacionalidade a milhares de crianças, filhas de brasileiros, nascidas no exterior, que vivem na condição de apátridas. O projeto está emperrado naquela Casa há cinco anos.

Justiça

O cientista Expedito de Sá Parente, o verdadeiro inventor do BIODIESEL, faz justiça e nos dá conta do reconhecimento ao trabalho do pesquisador Alfredo Rafael Campi, o Lelo, que foi um dos seus colaboradores nos primórdios da pesquisa, como gerente administrativo da empresa PROERG, que Parente fundou para levar à frente o trabalho que hoje tem o reconhecimento mundial.

Que time....

O deputado distrital Benício Tavares (PMDB) vai ser secretario do governo do Distrito Federal. É processado por desvio de dinheiro destinado à compra de cadeiras de rodas para deficientes físicos e envolvido num escândalo sexual com menores num navio na Amazônia. Integrará a equipe já formada, entre outros, por Wigberto Tartuce, condenado por desvio de dinheiro do FAT, Pedro Passos, acusado de grilagem de terras, e Gim Argelo, que foge do DNA numa ação reconhecimento de paternidade. Que time!.

Sem pobres

Brasília é a primeira cidade do Brasil que não tem mendigos pelas ruas. Mas a miséria não acabou. Só mudou de lugar. É que o governo do Distrito Federal mandou a polícia recolher todos os pedintes que perambulavam pelo Plano Piloto e os escondeu numa cidade satélite, distante dos olhos dos visitantes. Da mesma forma como o INSS acaba com as filas fechando as agências.

Homem certo

A bancada do governo no Senado escolheu o seu líder, senador Ney Suassuna, para comandar a defesa do ministro da Previdência, Romero Jucá, atolado até o pescoço em denúncias e processos de corrupção. Logo ele, que aparece no listão da CPI do Banestado como um dos que enviaram ilegalmente dólares e mantinham contas ilegais no exterior e que escaparam graças à imensa pizza em que o governo transformou CPI.

Caloteiro

José Aldemir Meireles foi deputado pelo PMDB da Paraíba entre 95 e 99. Derrotado em 2000, ficou na quinta suplência, sem chance alguma de assumir. Mesmo assim recusou-se a devolver o apartamento funcional da Câmara em que morava, até ser posto na rua. Agora briga na Justiça para não pagar pela ocupação ilegal do imóvel.

Só dois

O deputado B. Sá, do Piauí, que sucedeu com muita competência a Roberto Pessoa na coordenação da bancada do Nordeste na Câmara, convidou os nove governadores da região para o café da manhã da quarta-feira. No menu a reforma tributária que ameaça os estados mais pobres. Só compareceram dois: Lúcio Alcântara, do Ceará, e João Alves, de Sergipe.

Garantia

O deputado Severino Cavalcnati, presidente da Câmara, garantiu que vai dar prioridade à votação do projeto do deputado Marcelo Teixeira (PMDB-CE) que acaba com a absurda taxa básica cobrada aos assinantes dos serviços telefônicos, até agora sabotado pela pressão do lobby das empresas que exploram a mina da telefonia.

Pergunta

Uma pergunta que Ministério da Educação deve fazer aos milhares de médicos que se formam na Bolívia, Cuba, Paraguai, Argentina e outros países, para fugir do vestibular, e depois vêm tentar o reconhecimento do diploma, muitos obtidos em faculdades fajutas, de fins-de-semana: por que eles vão para lpá quando aqui no Brasil está sobrando escola de medicina?.

Frustração

Deve ser realmente frustrante o sujeito comprar um avião por 56,7 milhões de dólares e logo no primeiro vôo descobrir que a cafeteira de bordo não esquenta.

Racismo

Vem aí, pela mão do senador Paulo Paim, mais um ferido nacional, o 20 de novembro, dedicado à Consciência Negra. E as consciências brancas, amarelas? E os índios, que chegaram primeiro, cujo dia nem é feriado? Uma besteira racista a mais, que só vai custar caro à nação com um dia de trabalho a menos no ano. .

Quase honesto

O ministro Patrus Ananias garante que cumpriu 81%% das determinações do TCU para acabar com a roubalheira nos programas sociais do governo, especialmente o Bolsa Família. Isso lembra o senador João Alberto, que ao final do mandato como governador do Maranhão, declarou orgulhosamente: ?Fiz um governo 90 por cento honesto!?

Aumentos

Todas as empresas de eletrificação país aumentam neste mês as já caras contas de luz. Deve ser para pagar os gordos salários e mordomias dos seus dirigentes, que estão sendo aumentados agora. Tudo autorizado pelo ministério das Minas e Energia.

Mereceu

Merecida a homenagem do governador Lúcio Alcântara, que deu o nome de Alfredo Machado ao Liceu de Quixeramobim. Somos testemunha da correção e da grandeza daquele homem público, nosso colega no secretariado de VT.

.Kafka

A Câmara dos Deputados instalou uma Comissão de Inquérito para cobrar dos funcionários cópias de declarações do imposto de renda que não teriam apresentado ao Departamento de Pessoal. Depois abriu uma outra, de Processo Administrativo, para saber deles porque não fizeram a entrega. Baixou por lá o espírito de Kafka.

Rangel Cavalcante

e-mail: [email protected]