31 de julho de 2025

Bahia.

Combate ao turismo sexual no carnaval; Prefeito sanciona projeto de lei do vereador Oliveira de combate à prostituição infanto-juvenil.

Publicado em

( Brasília-DF, 02/02/2005) O movimento nacional de combate ao turismo sexual está pouco a pouco mobilizando as autoridades no Nordeste. A região do país é destaque como roteiro para o chamado turismo sexual com envolvimento de crianças e adolescentes. Em Salvador, as coisas estão começando a mudar.  Esse período do carnaval vai ser um momento para se colocar a prova o novo procedimento.

Em cerimônia realizada no último dia 26 de janeiro, no Palácio Thomé de Souza, o prefeito João Henrique Carneiro (PDT) sancionou o projeto de lei de autoria do vereador Reginaldo Oliveira (PCdoB) que obriga bares, hotéis, casas de shows, hotéis, pousadas e similares a fixarem em local visível os seguintes dizeres: "Exploração sexual de crianças e adolescentes é crime! Denuncie! Ligue para 0800-71-3020".

"A solenidade, realizada poucos dias antes do Carnaval, mostra claramente o compromisso da nova administração municipal na luta contra o turismo sexual, que tanto mal causa às nossas adolescentes ", avaliou Oliveira. No seu discurso, o prefeito parabenizou a iniciativa do vereador Reginaldo Oliveira e aproveitou para ressaltar que espera que medidas como esta sejam copiadas por outras cidades do mundo onde ocorre a prática da prostituição infanto-juvenil.

Turismo familar-  No seu discurso, o vereador Reginaldo Oliveira ressaltou que o turismo familiar, por exemplo, rende muito mais dividendos para a cidade do que o turismo sexual. Em entrevista ao jornal A Tarde, Oliveira ressaltou que a exigência de placas que divulguem o crime contra meninos e meninas será uma forma de levar o debate sobre esta questão às ruas, envolvendo um maior número de pessoas.

Agora, as entidades que trabalham com esta questão argumentam que é necessária uma fiscalização rígida e punição para os integrantes desta rede de exploração sexual infanto-juvenil. "E através da identificação e da denúncia desta prática, a sociedade também tem um importante papel a cumprir", finalizou o vereador Reginaldo Oliveira.

 

 

( da redação com informações do PC do B, assessoria  parlamentar)