Câmara
Eunício diz que entrada de Ciro Gomes no PMDB ainda não é certa e garante que Borba já teria 55 votos para se manter na liderança do PMDB na Câmara ; Ele evitou dizer quando sai o projeto PC Conectado que atenderá classe C e D com internet.
(Brasília-DF, 28/01/2005) Falar em data certa para definir quando sairá do papel o projeto “PC conectado”, que poderá permitir que as classes C e D possam adquirir PC’s( computadores pessoais) a preços compatíveis com suas rendas, segundo o ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, “ vem a ser um chute”. Ele prefere que todos aguardem mais um pouco visto que depende de um arranjo fiscal e econômico que envolve muitas pessoas. Ele fez referência direta a Secretaria da Receita Federal, BB, Caixa Econômica. O ministro deu essas e outras declarações,ontem, após abrir mais um Fórum realizado pelo Ministério que comanda, no auditório do prédio principal. Dessa vez foi o “Fórum sobre Políticas Públicas de Telecomunicações.
Segundo esse, e outros Fóruns que o Ministério está incentivando, tem a intenção é gerar massa crítica para montar a proposta da Lei Social de Comunicação de Massa.
Ainda sobre o “ PC conectado”, questionado sobre o valor do PC que poderá ser oferecido para ser pago em até 24 prestações com juro subsidiado, ele afirmou que a intenção é que o bem chegue com preço final de menos que R$ 1,4 mil com prestações “ na faixa de 50 reais”. Sobre as propostas que vem recebendo e sobre a proposta da Michosoft, ele preferiu a cautela:
- Estamos vendo o valor do PC, possibilidade de conecções e tempo, pois não pode ficar absoleto antes de terminar de pagar. O deles( da Microsoft) não vem atendendo as configurações que temos em mente. Ainda não está definido o formato, mas o pessoal da Telefônica nos apresentou algo bem barato, mas será que vai nos atender?!
Sobre política, ele começou com a questão da possibilidade de uma disputa para a liderança do PMDB, na Câmara:
- Nós já temos 55 assinaturas para reconduzir o líder Borba!
Ele falou mais. Disse que ainda não está decidido o ingresso do ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, no PMDB. Ele informou que fez pessoalmente o convite a Ciro para ingressar no partido, há cinco meses. "A vinda do Ciro é boa para o PMDB e para o Ciro", afirmou Eunício, dessa vem em entrevista antes da abertura do Fórum.
Eunício negou que poderia haver problemas no PMDB em seu estado, o Ceará, com a ida de Ciro Gomes para partido. "No Ceará não tem problema nenhum", afirmou. Segundo Eunício, Ciro Gomes ainda está conversando com integrantes do PPS, partido ao qual é filiado, e com companheiros dele no Estado e fora dele, para decidir se aceita ou não o convite do PMDB.
Em relação à reforma ministerial, que deve ocorrer após o carnaval, o ministro disse que só tem certeza de uma coisa: "do meu mandato a deputado federal"
( da redação com informações de Genésio Araújo Junior)