31 de julho de 2025

Nordeste e a MP do Banco Central.

Deputados da região garantiram 72 votos de 125 possíveis na votação da MP do foro privilegiado a Henrique Meirelles; 253 deputados votaram a favor do parecer de Ricardo Fiúza(PP-PE) .

Publicado em

 

(Brasília-DF,02/12/2004)  Na votação mais importante para os interesses do Planalto depois das  eleições municipais, os deputados nordestinos deram 72 votos dos 125 parlamentares da região que ficaram até o início da madrugada dessa quarta, primeiro de dezembro, quando foi apreciada a Medida Provisória nº 207/2004 que garante foro privilegiado ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.  A MP foi aprovada, em votação que começou às 00 hs 33 dessa quarta, por 253 votos contra 146 votos contrários. Os líderes governistas, na Câmara, consideravam essa votação de honra para o Governo. Conseguiram, mas tiveram muitas baixas especialmente na reorganização dos rebeldes do PT, que votaram em massa contra a medida.

 

 

MARANHÃO – Dos 12 parlamentares da bancada maranhense que ficaram até tarde para votar – a bancada tem 18 parlamentares – 10 votaram com o Governo e pelo parecer do deputado Ricardo Fiúza(PP-PE), que defendeu a proposta do foto em seu parecer.

Votaram contra Neiva Moreira(PDT) e Terezinha Fernandes(PT).

 

 

CEARÁ – 18  deputados dos 22 possíveis ficaram para votar. Votaram a favor 10 deputados, inclusive os da ala do PMDB que estão afastados do ministro Eunício Oliveira, como o deputado Marcelo Teixeira(PMDB-CE), ligado ao prefeito Juraci Magalhães.

Dos deputados do PSDB, só o deputado Ariosto Holanda, que há tempos vem votando com o Governo não votou contra. O deputado João Alfredo(PT-CE), que foi coordenador da campanha da deputada estadual e prefeita eleita de Fortaleza,  Luiziane Lins(PT), votou contra.

 

 

PIAUÍ – Nove deputados compareceram à votação, dos 10 que compõem à bancada do Estado. Seis votaram com o Governo. O deputado Nazareno Fonteles(PT-PI) votou contra o Governo.

 

 

RIO GRANDE DO NORTE – Só quatro deputados, de uma bancada de 10 deputados compareceram para votar. Só um voto foi favorável à tese do Governo. Os parlamentares ligados à prefeita Vilma de Faria(PSB) não compareceram para votar.

 

 

PARAÍBA – A representação federal do Estado continua mantendo sua marca de ser a mais governista nas votações de temas importantes para o Governo. Dos 11 parlamentares que compareceram à votação da “MP da Blindagem”, como dizia a oposição, dos 12 em exercício - todos votaram a favor da MP.

 

 

PERNAMBUCO – Dos 20 que vieram votar, dos 25 que compõem  a bancada federal na Câmara Federal - 12 votaram com o Governo. Destaque para o voto do deputado Paulo Rubem Santiago(PT-PE), que votou contra, assim como Roberto Jungman(PPS-PE) e Roberto Magalhães(s-partido-PE). Este último, até pouco tempo, era filiado ao PTB.

 

 

 

 

ALAGOAS – Dos 9  deputados da bancada federal, oito vieram à votação.  Sete votaram com o Governo. 

 

 

SERGIPE – Dos oito deputados em exercício, seis vieram votar e 3 votaram com o Governo. Votaram com o Governo Jackson Barreto(PTB-SE), Ivan Paixão(PPS-AL) e Heleno Silva(PL-SE).

 

 

BAHIA – Dos 39 deputados em exercício, vieram à plenário 37 deputados. Votaram com o Governo 12 deputados. Essa margem à favor da MP poderia ter chegado a 14 porém dois petistas votaram contra, como os deputados Walter Pinheiro(PT-BA) e Luiz Alberto(PT-BA).

 

 

( da redação)