O começo do fim
No Maranhão o império dos Sarney também, apesar da versão do clâ de que fez 80%% dos prefeitos - grande parte deles não pertence ao grupo, que os apoiou por mera conveniência, pois não venceria com candidato próprio. As desavenças familiares contribuíram para minar o sarneysmo, que já perdeu o Palácio dos Leões, carro chefe do seu poderio. No Tocantins acabou a liderança de Siqueira Campos. O velho chefe do grupo, hoje doente e sem ânimo, não tem sucessor à altura e começa a afundar. Suas perdas incluem a bela capital que construiu ? Palmas ? levada de roldão pela avalanche de votos dos adversários. E o eleitor não apenas começa a rejeitar as velhas oligarquias. Também repudia as que tentam se estabelecer, como a dos Mão Santa, no Piauí.
O folclórico senador Mão Santa viu frustrada a tentativa de fazer do filho Mãosantinha prefeito de Parnaíba, o segundo mais importante município do Estado, e sua mulher Adalgisa tem pouca chance na disputa pela prefeitura de Teresina, no segundo turno, mesmo apoiada pelo ex-inimigo e hoje amigo de infância Alberto Silva. Eles ainda poderão sobreviver a 2006. Mas em simbiose, atrelados, às vezes de forma humilhante, a outras forças. Sozinhos já não controlam nada como antes. Não trarão mais no bolso do colete o nome dos eleitos. É o preço a pagar. Como filosofava Fernando Collor. ?o tempo é o senhor da razão?.
Nem aí
O presidente da Câmara, João Paulo Cunha, diz que mais de cem mil cidadão já enviaram cartas com criticas, sugestões ou elogios aos deputados federais neste ano, usando formulários distribuídos de graça. Mas os ilustres parlamentares não estão nem aí para o cidadão. Fizemos um teste e enviamos dessas cartas a 100 deles. Nenhum, nenhum mesmo, deu qualquer resposta. O próprio João Paulo não respondeu. Mas, pelo menos, tomou a providencia que sugerimos na missiva,
Coincidência
Justamente quando o Banco Mundial divulga pesquisa dando conta de que metade das empresas brasileiras já pagou propina para obter algo do governo, se iniciam a sobras de restauração do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, custeadas com dinheiro doado por empreiteiros, gente que jamais foi afeita a caridade, generosidade e altruísmo. É dando.......
Gratos
Registramos o recebimento de duas peças de valor: os discursos do senador Marco Maciel e do acadêmico Marcos Vilaça, quando da posse do primeiro na Academia Brasileira de Letras, e o DVD ?Barbosa Lima Sobrinho, Cidadão do Brasil?, com que a PETROBRÁS presta justa homenagem ao homem que viveu em três séculos distribuindo dignidade, patriotismo e brigando pelos direitos humanos.
O começo
Sejam quais forem as versões, as eleições do dia 3 marcaram o começo do fim das três únicas oligarquias do país, a de ACM na Bahia, a dos Sarney no Maranhão e a dos Siqueira Campos no Tocantins, além de brecar o crescimento da dos Mão Santa, que se iniciava no Piauí..
Uns roubam....
Vem ai a ?Time Mania?, a décima loteria da jogatina oficial no país em que os jogos de azar são proibidos há mais de 50 anos e o governo enche as burras com a tavolagem. O mais gaiato é que se destina a pagar as dividas trabalhistas e previdenciárias dos clubes de futebol. Mais uma vez a mesma novela: os cartolas roubam e o incauto do contribuinte indefeso paga o rombo.
Só conversa
Como previsto, a famosa CPI da Exploração Sexual de Crianças, presidida pela senadora Patrícia Sabóia, só deu em conversa. Muito papo e nenhum resultado que não seja o de acrescentar mais alguma tonelada de papéis à vasta documentação que mofa nos porões do Congresso, resultado de tantas outras CPIs sobre o mesmo assunto.
Odorico
No ano passado o governador Joaquim Roriz inaugurou uma delegacia de policia totalmente informatizada. Assim que as autoridades saíram da festa os computadores foram carregados pela empresa que os emprestara apenas para a farsa da festa. Na semana passada o mesmo Roriz inaugurou uma praça na cidade Satélite de Taguatinga. Acabada a solenidade, assim que o povo se retirou, operários retiraram toda a grama do local. Também era emprestada. Odorico Paraguassu, de Sucupira, chega ao cerrado.
Antigamente....
O Tribunal de Justiça do DF mandou abrir processo contra o presidente da Câmara Legislativa de Brasília, deputado Benício Tavares (PMDB), acusado de participar de orgia sexual com menores a bordo de um iate na Amazônia. E dizer que antigamente os acusados de comer criancinha eram os comunistas....
Os votos
Bastariam os votos dos aposentados e pensionistas contra os quais ele votou para assegurar ao deputado Inácio Arruda a chance de disputar o segundo turno das eleições para prefeito de Fortaleza.
Perda
Na vida estamos sujeitos a perdas e ganhos. Perdas grandes como a de não podermos estar presentes, anteontem, à festa de aniversário da querida Regina Marshall para abraça-la não apenas como amigo, mas também como leitor dessa que é uma das mais belas revelações do jornalismo cearense em nossos tempos.
Tudo novo
A Câmara dos Deputados mandou comprar 12 lavadoras de roupa, 15 fogões de seis bocas, 19 geladeiras duplex frost free e 40 exaustores de ar para fogão, a fim de atender aos pedidos de esposas de deputados que necessitam renovar os eletrodomésticos dos apartamentos em que moram de graça. Tudo pago pelo contribuinte, assim como os carpetes, sinteco, persianas, cortinas etc que estão sendo instalados em seus lares.
Dúvida
Além de uma nova partida de 16 milhões de anticoncepcionais orais e injetáveis, o ministério da Saúde está comprando mais 45 milhões de preservativos masculinos ? camisinhas - de 52mm para distribuir por todo o país. O edital deixa uma dúvida: são 52mm de comprimento, de diâmetro ou de circunferência?
por rangel cavalcante
e-mail: [email protected]