Ainda não é plebiscito
De outra parte, há uma parafernália de coligações e conchavos que torna difícil ao eleitor definir quem é e quem no xadrez partidário. O julgamento virá mesmo em 2006, quando a eleição terá mesmo um caráter plebiscitário. As pesquisas atuais mostram a imagem e a aceitação e Lula em alta. O que não ocorre com o seu governo. A mesma população que o considera um ótimo presidente acha que o desemprego e a fome aumentaram e que a vida do brasileiro piorou no governo do PT. O cidadão já sabe dissociar o presidente do governo e de sua entourage. Lula vai disputar a reeleição. Tem chances de ganhar. O mesmo não se pode dizer do restante da camarilha petista, quase toda em baixa perante a opinião pública.
Assim como Jânio e Collor, Lula não foi eleito pelo seu partido, mas pela ânsia do povo pelas mudanças que ele pessoalmente parecia encarnar. Tanto que o eleitor preferiu votar nos seus adversários para os governos estaduais, Câmara, Senado e Assembléias Legislativas. Separou a cabeça do corpo, no chamado voto camarão. Em 2006 é que a porca vai torcer o rabo. Iremos eleger o presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. Aí sim, teremos o plebiscito. É quando o brasileiro vai fazer o verdadeiro julgamento do presidente e do governo. Caso Lula se reeleja com bancadas medíocres no Congresso e poucos governadores, o PT terá sido condenado pelo brasileiro. E pelo andar da carruagem, isso não parece improvável. A não ser que o governo comece a tirar da cartola 10 milhões de empregos, a reforma agrária, a comida para acabar com a fome, a segurança pública, a saúde e a escola para o brasileiro, que paga uma das maiores cargas tributárias do mundo.
Mau cheiro
Pode até não haver mutreta nessa famosa concorrência para a coleta do lixo de São Paulo feita pela administração de dona Marta Suplicy. Mas o contrato ter a duração de 40 anos é na verdade um dado altamente suspeito, que cheira realmente tão ruim, e talvez pior, do que o próprio lixo.
O que faltava
A Câmara Legislativa de Brasília já tem deputado acusado de grilagem de terras públicas, estelionato, corrupção, nepotismo, desvio de dinheiro de deficientes e do fundo do trabalhador, coação de delegado, sonegação e até de assassinato (um foi cassado por isso). Agora o próprio presidente da Casa, Benício Tavares, do PMDB,. engrossa a lista: está sendo acusado de corrupção e prostituição de menores, por conta de uma orgia sexual com garotas de até 14 anos a bordo de um iate no rio Amazonas..
Sorteio
O ministro Waldir Pires marcou para a próxima sexta-feira o sorteio de novo grupo de municípios a serem fiscalizados pela Controladoria-Geral da União no que tange à aplicação de recursos recebidos do governo federal. Do Ceará ?disputam? a chance de exibir honestidade 140 prefeituras. O Maranhão concorre com 149 e o Piauí com 50. O sorteio será na Caixa Econômica em Brasília, aberto ao público..
Primo rico
Na sua versão Papai Noel o governo brasileiro, o primo rico, acaba de comprar um avião para dar de presente ao Senegal para o combate à praga de gafanhotos que dizima a agricultura naquele país.
Transplantes
A Santa Casa de Sobral, uma das melhores do país graças ao padre Zé Linhares, acaba de ter renovada a autorização do ministério da Saúde para promover a retirada e órgãos e tecidos humanos de doadores e realizar transplantes e implantes.
Para o mundo
Lula que falar para o mundo, como a velha rádio de Pernambuco. Vai criar um canal internacional de televisão para mostrar ao resto do planeta as excelências do Brasil. Para isso a RADIOBRÁS, por ordem dele, já está montando um setor próprio de comunicação especialmente para produzir a programação destinada ao exterior.
Feliz
Quem está sorrindo de felicidade é o marqueteiro Duda Mendonça, responsável pela imagem do governo petista.. A empresa dele acaba de ter o seu milionário contrato de publicidade com a presidência da República prorrogado por mais 12 meses. Sem concorrência.
Para o Haiti
O ministério da Defesa está contratando uma empresa para montar um sistema de transmissão via satélite de sinais de TV para que os soldados que integram o contingente brasileiro a serviço da ONU no Haiti possam assistir em tempo real os programas emissoras de televisão do Brasil.
Não valem
Não passam de meros exercícios de demagogia parlamentar essas leis estaduais extinguindo a taxa básica nas contas telefônicas. Inconstitucionais, todas vão cair na Justiça, já que só a União pode legislar sobre a matéria. A taxa só cai mesmo se for aprovado o projeto do deputado Marcelo Teixeira (PMDB-CE) que tramita em regime de urgência no Congresso Nacional.
Controle?
No Brasil não existe um na política oficial de controle da natalidade. Mas, por via das dúvidas, o ministério da Saúde cuida de reforçar seus estoques de preservativos para distribuição especialmente entre as camadas mais pobre das população, adquirindo mais 16 milhões de anticoncepcionais hormonais orais e injetáveis..
Pezar
A Igreja de São Judas Tadeu foi pequena para acolher os que foram à missa celebrada em Brasília pela alma do médico Régis Jucá, que aqui também tinha um montão de amigos.. Também foram muitos os que se despediram de Juliana Silva Távora, viúva do ex-deputado Carlos Virgílio Távora, no Cemitério do Campo da Esperança.