O povo e seus tipos! <P>
O que chamou atenção, para interesses nordestinos, foi a inclusão da votação da proposta de recriação da Sudene na pauta desta terça. O relator da proposta Zezeu Ribeiro(PT-BA), esteve com Lula por toda a segunda e chegou na Capital a bordo do avião presidencial.
Bem, vamos torcer que desate essa questão, mas a maioria dos parlamentares tem muita ligação com os governadores e o pessoal da Confederação Nacional dos Municípios está desmobilizada para mostrar aos alcaides e deputados que a proposta da nova Sudene interessa mais aos prefeitos que aos governadores. Os prefeitos não estão nem aí!
Bem, esse assunto deve render muito, agora, chamou atenção, como anda fúnebre se falar da bancada piauiense, a outra banda do Meio Norte que se une com o Maranhão e são cortados pelo Parnaíba! Morreu nessa segunda mais um parlamentar eleito pelo Piauí. No ano passado, na mesma época, mas não no mesmo mês, morria a deputada Francisca Trindade(PT-PI). Ontem, morreu, em circunstâncias mal explicadas, o deputado Promotor Afonso Gil, como era conhecido aqui.
Afonso se elegeu pelo PC do B mas logo mudou de partido, para o PDT. Não era gauche mas do contra. Era do grupo de deputados que trabalhava contra o crime organizado mas não era do grupo dos delegados, federais ou não, que existem poraqui. Afonso não era de grupos, ele era gregário. Ele é do time, se assim se pode dizer, dos irascíveis que fazem política e apaixonam as pessoas. No Piauí teve o Wall Ferraz, que era mais voltado para as questões paroquias. Em São Paulo, teve o Jânio Quadros. No Ceará, teve o Paes de Andrade, que continua vivíssimo e por aí vai. No Maranhão, a coluna lhes falta, ou pela memória ou pela ausência de tipos. È comum vermos homens públicos difíceis que encantam. Afonso Gil morreu mas não deverá desaparecer esse tipo de nossa vida pública.
O povo tem razões que a razão desconhece.
Bom dia, dóceis e amargos.
PONTUANDO.
Quem assume no lugar do falecido Afonso Gil é Simplício Mário, do PT. Depois de tantas mortes alguém tem dúvida que Simplício não nasceu para ser deputado federal!?
O PDT perde um deputado duro contra o Governo e o PT ganha um deputado que é da articulação e votará sempre com o Governo.
Há forte expectativa que tenhamos votações na Câmara e nada no Senado. Por falar em sufrágios qualificados só um deputado candidato, Nei Lopes(PFL-RN), em Natal, não virá a BSB votar. Está corajoso pois o desconto, no contracheque, virá!
Depois das palavras frias vamos as quentes. Afonso, com que o colunista e a coluna conviveu por anos no Piauí, era dessas personalidades que vão além da pessoa. Nem bom nem ruim, como ele se deixava flagrar, porém inesquecível tanto para os que amou como para os que detestou!
Ontem, Ciro Gomes, da Integração, teve um encontro com Roberto Jefferson(PTB-RJ), presidente do Partido Trabalhista Brasileiro. Por falar nesse moço, Ciro, ele continua bem nas pesquisas que a CNT-Sensus faz sobre eleições em 2.006.
Nota de Rodapé: Quem foi que disse que a vida é para sempre, heim?!
Por Genésio Araújo Junior
E-mail: [email protected]