O futuro das PPP´s passa por lá! <P>
Ontem, o líder da Minoria no Senado, senador Sérgio Guerra(PSDB-PE), disse que a oposição será ? construtiva, democrática e transparante? tanto quanto o Governo for. Ele deu a dica ? a oposição deverá obstruir as votações do esforço concentrado na semana que vem, tudo por conta da falta de vontade nos casos BC e BB. Ora bolas, não resta dúvida que nesta semana, de interesse do Nordeste, relevante mesmo só a apresentação do Plano Nacional de Combate a Desertificação e à Seca que tem relação direta com a polêmica transposição de águas do São Francisco para o Nordeste Setentrional, porém disputas acirradas como essa, prenunciada, e a crise que vive o Maranhão na disputa de suas elites poderá envenenar um ambiente que tinha tudo para só se complicar depois das eleições.
Vamos lá.
O Maranhão é o estado do Nordeste que tem tudo para mais ganhar com as PPP´s. A disputa que se acirra entre o governador José Reinaldo e a família Sarney ganha a cada round o colorido do irreversível. Quem conhece o Maranhão ainda não chegou a apregoar que houve a queima das caravelas, porém que alguém já acendeu a tocha lá acendeu!
Se essa briga perdurar até o ano que vem, quando as PPP´s podem começar a valer, já se começa a imaginar um novo estágio no comando da política do impressionante estado do Meio Norte brasileiro. Com as PPP´s o Maranhão viverá uma chegada de recursos só vista nos bons anos de Sarney, início dos aos 80. Quem estiver no comando do Maranhão neste novo momento marcará sua passagem em bronze. O sucesso das PPP´s no Maranhão também é uma referência dessa nova iniciativa no Brasil. O Maranhão não vai ser só o que vai receber mais no Nordeste porém um dos maiores captadores no país.
Já se detecta dentro do Governo Federal iniciativas que se voltariam para o Maranhão, mas estão paralizadas. Licitações foram adiadas. O clima para negócios naquele estado está confuso. Normalmente, o homem de negócios não gosta de confusão no comando das decisões. A coluna revela um sentimento normal aos mercados. Na política, o que se destaca não é a intrigalhada, nem as mágoas reveladas, mas o bem social - se espera que o povo do Maranhão, que convive com tantas dificuldades para atravessar os dias, não venha a sofrer mais ainda com esse clima.
Certas brigas são necessárias.
Bom dia, briguentos e calminhos
PONTUANDO.
A briga no Maranhão poderá levar as boas energias para o senado Edison Lobão. A fama de transigência e habilidade do moço lhe recomenda.
O Palácio do Planalto observa tudo mas deverá sua postura depois da eleições.
O Governo se esforçou em enviar aos jornalistas, e a agência Política Real também teve acesso, releases que mostra união nas discussões sobre desertificação e combate à seca que se realizam no Ceará. Na real ! ? não existe essa união.
Ontem , o senador José Agripino(PFL-RN) e o deputado José Carlos Aleluia(PFL-BA), líderes de seus partidos no Senado e Câmara, acompanhado do presidente do PFL, senador Jorge Bornhauesen(SC) encaminharam ADIN no STF contra a lei que determina que não se deve pagar contas com dinheiro em espécie. Mais um constrangimento para o povo da Fazenda e do BC.
Interessante como são as coisas. O pessoal do PT que tem ligação com a turma que manda, nem aparece nos comícios do PT, em Fortaleza. Todos só se movem em direção a Inácio Arruda(PC do B-CE).
Segundo parlamentar do PTB, as disputas municipais na Paraíba devem dividir forças. Nada mais de polarização entre PSDB e PMDB. Tudo indica que Cássio Cunha Lima perderá em João Pessoa e ganhará em Campina Grande.
Nota de Rodapé: O Nordeste, mais uma vez, aguarda!
Por Genésio Araújo Junior
E-mail: [email protected]