31 de julho de 2025

Onde está a culpa?! <P>

Publicado em
O país assistiu, na semana passada, a um verdadeiro espetáculo da negociata política, que vai custar vários bilhões de reais ao contribuinte, em grade parte destinada a obras e ações eleitoreiras, já que estamos em ano de eleições municipais. Foram necessárias edições extras do Diário Oficial para a publicação de extratos de convênios destinando dinheiro para prefeituras e instituições apadrinhadas por deputados e senadores governistas. Sai dinheiro por todos os poros do Estado, especialmente através do ministério da Saúde, numa edição piorada das negociatas dos governos anteriores, por isso mesmo combatidos e criticados pelo PT de então. Felizmente a Justiça Eleitoral minimizou os efeitos dessa avalanche milionária, sustando a liberação do dinheiro para obras não iniciadas. Já é alguma coisa. A quem cabe a culpa por essa negociata que, embora agigantada, não é novidade no país?

Em parte ao presidente Lula, que enganou os mais de 54 milhões de brasileiros que nele votaram sonhando com um governo ético e reformador e tiraram das urnas a mesmice, cópia em alguns aspectos piorada dos antecessores. Mas a verdadeira culpa é do cidadão brasileiro, do eleitor que a cada quatro anos elege os mesmos deputados e senadores que fazem do mandato instrumento de fisiologia, sem nenhum compromisso com as verdadeiras aspirações e necessidades do país. Votaram em Lula acreditando na mensagem que ele trazia. Foram enganados. Mas quanto ao Congresso, não há desculpa. Os parlamentares que negociam seus votos com o governo são quase todos velhos conhecidos. Ninguém vota neles enganado. E se eles são reeleitos é porque os eleitores assim o querem. Que paguem o preço disso. Eles cobram pelos votos e o governo paga. Com o nosso dinheiro. Essa novela não vai acabar enquanto o brasileiro não aprender a votar. Ter votado no PT foi um erro perdoável, pois o lobo estava vestido de cordeiro. Mas o brasileiro não merece perdão e será sempre o culpado maior se continuar alimentando com seus votos os negocistas da política nacional.

É só correr

Em Feira de Santana, na Bahia, assaltante que foge de carro quase nunca é preso. É que as viaturas policiais recebem apenas 10 litros de gasolina por dia e durante as perseguições ficam no prego na estrada antes de percorrerem 100 quilômetros.

Boicote

O presidente Lula sugere que o boicote aos cartões de credito que, assim como o governo, metem, de maneira impiedosa, a mão no bolso do cidadão brasileiro.

?Coleguinha??

Já que não conseguiu licença para trabalhar na profissão, a advogada Jorgina Freitas, condenada por desviar dinheiro do INSS, decidiu enveredar pelo jornalismo. Ela é uma das principais redatoras do jornal ?Só Isso?, editado peles detentas do presidio feminino de Bangu, no Rio, onde cumpre pena, e cuja editora é Sabrina Hagel, condenada por tráfico de cocaína.

Lotados

Quem informa, eufórico, é o embaixador espanhol no Brasil, José Coderch: todos os vôos da Espanha para o nordeste brasileiro já estão com a lotação esgotada para os próximos seis meses. E boa parte dos passageiros é de empresários interessados em investir na região.

Personalidades

Luciano Diógenes conseguiu um feito realmente digno de nota: fazer a versão 2004 do seu ?Personalidades do Ceará?, o livro que a gente lê todos os dias, e que chega aos 24 anos de sucesso, melhor do que o do ano passado.

Do melhor

Os nosso senadores não mais tomam o mesmo café que os demais mortais brasileiros. A diretoria geral do Senado decidiu que agora só compra a mooca torrada e moída de primeríssima, do tipo exportação, para deleite dos nossos pais da pátria.

Exemplo

Nada melhor para justificar uma urgente reforma no judiciário do que a decisão do Supremo Tribunal Federal que na semana passada concedeu habeas corpus a um cidadão processado pelo furto de um cartucho de vídeo game que vale apenas R$ 25,00. O processo se arrasta há quatro anos, gastando tempo e dinheiro em três instâncias do judiciário.

Jangadeiros

O ?Diário dos Jangadeiros? é um marco da concretização dos compromissos do governador Lúcio Alcântara com a cultura. Pela primeira vez a epopéia dos pescadores cearenses em seus 61 dias de viagem desde Fortaleza ao Rio, em 1941, é contada com riqueza de conteúdo e de continente. Fica faltando um segundo volume, desta feita narrando a saga dos que em 1958 navegaram até Buenos Aires na jangada ?Maria Teresa Goulart?, aventura que cobrimos, juntamente com Nogueira Saraiva e Leocácio Ferreira.

Recorde

O Ceará está bem colocado no listão dos políticos condenados pelo Tribunal de Contas da União por desvio de recursos públicos e que por isso não podem (?) ser candidatos nas eleições deste ano. Dentre os 2.352 temos 219 - quase dez por cento - cearenses, entre os quais o detentor do recorde nacional de punições: um ex-prefeito de Jaguaruana foi condenado em nada menos de 11 processos diferentes. .

Cassação

A Câmara Legislativa de Brasília decidiu abrir o processo de cassação do deputado Carlos Xavier (PMDB). É que ele, ao invés de limitar-se, como vários dos seus pares, ao desvio do dinheiro dos deficientes, vender terras públicas, comprar cargas roubadas, dar desfalque no fundo de assistência a trabalhador, torrar dinheiro do povo em mordomias e nepotismo e praticar pequenas falcatruas, o deputado distrital Carlos Xavier (PMDB) extrapolou. Envolveu-se no assassinato do amante da ex-esposa. .

Malas

Promovida por merecimento a ministra de primeira classe, a diplomata Maria Stela Pompeu Brazil Frota, mulher do jornalista Frota Neto., já pode ir arrumando as malas para logo mais ser a primeira cearense a atingir o posto de embaixadora na diplomacia brasileira.

Turismo barato

Uma agência de turismo de Miami, a Confiança, está vendendo pacotes de viagens que incluem passagem aéreas, três pernoites no Rio e quatro em Fortaleza por apenas US$ 795,00. E ainda a prestação..

por rangel cavalcante

e-mail: [email protected]