Contradições e reflexões
Ontem, o IBGE divulgou os números referentes a indústria no mês de maio, comparado com os meses anteriores, assim como revelando a evolução neste ano. Uma beleza! No geral, o setor cresceu em todas as regiões pesquisadas e o Nordeste não discrepou. Confirmou o que já se vira na semana passada, a partir da divulgação feita pela Confederação Nacional da Indústria, CNI. A Bahia, em nossas bandas, é uma referência positiva apesar do desemprego em Salvador.
Ontem, o presidente Lula falou numa fábrica em Campinas sobre sonhos e até que tinha o que comemorar - a indústria está salvando a lavoura, digo, junto com a lavoura, ambos, estão salvando o Governo. De quebra, o desemprego em São Paulo caiu segundo números da Fiesp. A onda é positiva até quando começar os efeitos práticos da decisão dos argentinos, atingindo fábricas de eletros de São Paulo e do Sul.
Não é que justo que nesta semana os trabalhadores da CUT vão realizar uma série de movimentos contra a política econômica do Governo Lula!?
A agência Politicareal publicou que em todas as capitais e algumas grandes cidades nordesinas, dando atenção a uma determinação da CUT nacional , serão feitas caminhadas e passeatas em áreas centrais, tendo como ?bandeisas de luta? medidas contra o que o Governo vem fazendo, como mudança na política econômica, nova política para a indústria, redução da selic, ruptura com o FMI. De quebra, repito, em quase todos os estados da região existem greves.
No Ceará, eles já se preparam para um grande movimentos de trabalhdores rurais no fim do mês. Em Alagoas, a greve já toma quase todo o Estado, e olhe que o governador, Ronaldo Lessa(PSB) é ligadíssimo ao Planalto. Na Bahia, vão realizar durante este final de semana útil um encontro nacional de sindicalistas ligados aos servidores municipais. No Maranhão e no Piauí não vai ser diferente. Não custa lembrar que o Piauí é território controlado por pestistas.
Bem, numa semana em que o Governo, a exceção do Caso Argentina, só tem o que comemorar, precisava esse movimento da CUT!? Há quem diga que os candidatos ligados as bandeiras da CUT e dos movimentos sociais irão ganhar, pois irão se aproveitas do rebuliço. È natural, mas a grita contra pessoas do Governo deverá gerar uma série de declarações de apoio e desagravo. Isso é a tese mas não a regra. Ontem, o Presidente falou para não se abandonar sonhos. Já virou rotina observarmos que, alguns movimentos tradicionalmente ligados ao PT , terem virado casaca, porém a CUT até que não foi veemente em alguns momentos, como foi na época da votação do salário mínimo. Esse momento da CUT faz parte de um calendário, não é nada inventado de uma hora para outra. A leitura que se pode fazer disso tudo pode parecer confusa mas não precisa sê-lo.
Parecem evidentes os estrilados. O movimento da CUT não deverá ser só para marcar presença mas algo mais. Rapidamente se compreenderá.
Bom dia, petistas e cutistas.
PONTUANDO.
Bem estranho a decisão da senadora Patrícia Saboya(PPS-CE) em ir fazer exames em São Paulo, justo no dia dos destaques da CPMI da Exploração! O vice governador amazonense do PFL que queria limpar a cara é coligado com o PPS de Eduardo Braga. A turma só lenhou o Suassuna!
A indústria do Ceará cresceu em maio mas ainda estão longe da indústria baiana. Uma pena que o IBGE não fala de números do Piauí, Maranhão ou Alagoas!
Os corredores da Câmara e do Senado, de fato, se esvaziaram. As férias estão batendo nas canelas mas boa parte das pessoas que trabalham no Congresso não deverão sair de Brasilía. Além da liseira, os 20 dias de maciota não ajudam!
A agência Politicareal vai divulgar a agenda dos deputados e senadores candidatos. Já estão sendo editadas, com rotina, as do deputado promotor Afonso Gil(PDT-PI), em Teresina, e de Paulo Rubem(PT-PE) em Jaboatão dos Guararapes, a mais importante cidade da zona metropolitana de Recife.
Nota de Rodape: Vamos lá!
por Genésio Araújo Junior
e-mail: [email protected]