31 de julho de 2025

Seria complô?! <P>

Publicado em
Tudo indica que hoje será o último dia de trabalho no Congresso Nacional.

A pergunta que sempre se faz é: valeu à pena?!

O pessoal que faz a assessoria dos presidentes das duas casas legislativas, Câmara e Senado, sempre dizem que valeu, e vão encher os espaços que possuem com informações sobre as Casas - sobre isso e aquilo, sobre o que cada uma das medidas aprovadas, ou discutidas, podem servir a sociedade. No geral, o brasileiro só se lembra das coisas ruins. È bom lembrar que essa paralização também atinge outros poderes da República, como o Judiciário e, porque não dizer, outros órgãos ligados à Justiça. Até o Executivo, que em tese não tem férias, também pára, pois a lei eleitoral impõe algumas restrições e a falta de gente reclamando no Congresso ou ligando para as assessorias parlamentares acalma tudo e todos.

O clima em Brasília está tenso e as pessoas estão nervosas, em excesso. Fazia tempo que isso não ocorria. No ano passado, com os desgaste naturais do contingencimento chegando à níveis nunca vistos, apesar do Governo alegar que isso só ocorreu pois o orçamento de 2.003 teria sido supervalorizado ? se esperava que neste ano a coisa fosse andar sem grandes problemas. È bom lembrar que José Dirceu chegou a dizer, no ano passado, antes do Caso Waldomiro, que neste ano a coisa iria melhorar. Como as liberações orçamentárias foram feitas no início do ano e, principalmente, agora, no final do semestre, o clima se envenenou.

Com o ambiente tenso, ficou muito difícil no Congresso, isso contaminou quase todos os outros poderes. A decisão do STJ sobre o caso da telefonia foi complicado e fez com que setores da sociedade começassem a ver, depois do caso da aprovação do salário mínimo , uma dose de verdadeiro complô dos poderosos contra a sociedade. Infelizmente, as notícias más chamam mais atenção que as boas.

Depois a gente conta.

Bom dia, bons e maus.

PONTUANDO

O deputado Rogério Teófilo( PPS-AL) disse que não será mais candidato em Arapiraca . Ele disse que não entrou em nenhum acordo apesar de estar na dianteira em todas as pesquisas. Ele ainda não decidiu em que vai depositar seus votos de eleitor mais qualificado da segunda maior cidade alagoana.

Disse à coluna que a única eleição a que irá se dedicar esses dias será a da presidência da CNEC, onde é VP. Sim...

Quem andava rindo e destribuindo simpatia nos corredores do Congresso, seja no azul ou no ver, era o prefeito Marcelo Dêda(PT), de Aracaju. Ele é tido e havido como a melhor aposta petista nas próximas eleições.

O deputado Antonio José Moraes Souza(PMDB-PI) e Armando Monteiro(PTB-PE), vice e presidente da CNI deverão ir a Rodada de Negócios que o BNB realiza em Fortaleza nesta sexta. Deverá ser um grande evento, Seu!

O que Benjamin Steinbruch fazia no gabinete de Sérgio Guerra(PSDB-PE) nessa quarta, heim?!

O relator da Nova Sudene e da vinculação de 35%% de recursos do BNDES para N/NE/Co também deverá ir ao evento do BNB nessa sexta.

É muita cara de pau! Além dos cearenses, que querem que a Codevasf possa operar por lá agora é a vez do povo do sertão baiano que quer, através de um projeto de Mário Negromonte(PP-BA), estender as prerrogativas da Codevasf. Assim não vai dar para ninguém, Seu!

Nota de rodapé: Bem, finalmente!

Por Genésio Araújo Junior

E-mail: [email protected]