Agosto ou setembro!? <P>
A coluna foi fechada antes do fim da reunião almoço de Eunício Oliveira, das Comunicação, com o pessoal das Teles, que pautará o comportamento da Telemar com o povo daí. È um problemão essa de terminar as férias de julho com um aumento significativo nas contas de telefone mesmo com boa tarde das pessoas fora de casa! No Rio, a Justiça Federal de lá já aplicava uma peça no STJ que tinha decidido na semana passada que se poderia mudar o índice para o IGP-DI no lugar do IPCA. Fechamos antes da reunião midiática em que o presidente Lula reapresentou José Dirceu ao Governo e a Sociedade, tudo para marcar novo estilo e mostrar que o Governo faz alguma coisa mesmo com tanta notíciazinha negativa.
Bem, a semana vai ser todo cheia disso, não relaxe, mas o que chama atenção mesmo foi a declaração de Carlos Montenegro, do Ibope, numa entrevista a uma revista, publicada para circulação neste fim de semana, na ?Época? para ser preciso ? ele disse que face as Olimpíadas o tempo de reação dos candidatos será curto. Ele disse que em agosto as pessoas se voltarão para as notícias em torno dos jogos o que fará com que quem partiu na frente vá ter uma dianteira.
Ora bolas, se as impressões de Montenegro forem reais, e ele entende do assunto, tudo indica que a vida do Governo não está boa. Das grandes capitais, só em Fortaleza, Aracaju , Recife, Porto Alegre e BH o Governo teria algum futuro. E olhe que em Recife e Fortaleza os aliados é que estão em destaque. Do PT só quem teria condições de se eleger no primeiro turno seria Marcelo Dêda, em Aracaju, e olhe. Tudo indica que o favorito Inácio Arruda( PC do B) terá pela frente Antonio Cambraia(PSDB) numa disputa que tem tudo para se nacionalizar. Em Recife as chances de João Paulo(PT) são reais porém não será fácil. Tudo pode acontecer por lá. Em Salvador, a outra grande cidade PDT e PFL estão na frente ? devem disputar o segundo turno, se não houver grandes alterações. Essa declaração de Montenegro é significativa pois vêm de quem é do ramo. A coluna poderia até arriscar mas a visão poderia se comprometer.
Em Teresina, capital do único estado do Nordeste que é governador pelo PT, vai ficar ruim para os meninos e meninas da turma da Estrela. A candidato do PMDB lá deverá fazer oposição dura a Lula- ela é mulher do senador Mão Santa, crítico feroz e ferino. Não se pode negar que a análise de Montenegro tem tanto mais razão quanto mais força tem a mídia nas sociedades em questão, porém é verdade, hoje, que isso está numa média nacional. Mesmo sem tantas tevês e acesso a web as cidades do Nordeste não devem viver tão diferentes das grandes cidades que são a média para Montenegro..
A semana promete mas é agosto, heim?!
Bom dia, agostos e setembros.
PONTUANDO
Tudo indica que a possibilidade de se aumentar o mínimo com base no PIB pode ir para o beleléu. O relator da proposta Garibaldi Alves(PMDB-RN) deverá ser convencido por Aldo Rebelo que será o mensageiro da conversa. Garibaldi também ouvirá Guido Mantega, do Planejamento, mas entenderá só uma língua, a de Rebelo.
Interessante, a agenda de ontem do ministros Aldo Rebelo e Zé Dirceu. O primeiro tinha encontro à tarde com líderes do Senado. A de Dirceu todo mundo já sabia ? falou para meio mundo na reunião dos ministros. O Palácio só confirmava a ausência, no evento do Palácio do Planalto, de Gilberto Gil, da Cultura. Bem...
Nota de Rodapé: Bem... Só está começando.
Por Genésio Araújo Junior
E-mail: [email protected]