Nada é para sempre.
Telemar é multada em 7,4 milhões por descumprimento de indicadores de qualidade; Para a Telemar ainda vale à pena descumprir metas, garatem fontes.
(Brasília-DF,23/07/2004) A onda de notícias que vinham favorecendo as empresas de telefonia, desde quando o Superior Tribunal da Justiça, STJ, decidiu mudar o índice reajuste de seus serviços de telefonia fixa do IPCA para o IGP-DI, acabou. A Telemar, a maior companhia que atua no setor no Nordeste, há muito era apontada pelas Procons e Decons como um recordista de denúncias por maus serviços. A Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel multou a Telemar, prestadora do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) na Região I do Plano Geral de Outorgas (PGO), em R$ R$ 5.918.004,00, pelo fechamento de lojas de
atendimento em nove estados atendidos pela concessionária, e em R$
1.502.366,70, pelo descumprimento de outros indicadores do Plano Geral de
Metas de Qualidade (PGMQ). Apesar da multa ainda estaria valendo à pena descumprir as metas da Anatel no Nordeste – do total das multas destinadas a empresa as empresas do Nordeste só foram responsabilizadas em R$ 467.935,20. As multas referentes a dois estados do Norte acabaram representando quase 6 vezes aquele valor. As empresas coligadas à Telemar, como a Vésper, também foram multadas. Para a Telemar ainda vale à pena descumprir metas, garatem fontes
O fechamento de lojas também resultou em multa de R$ 660.614,40 contra a Brasil Telecom, operadora de STFC na Região II do PGO. As decisões do Conselho Diretor da Agência - às quais não cabe mais recurso no âmbito da Agência - foram publicadas no Diário Oficial da União
(DOU) desta sexta-feira, 23. Agora só já Justiça.
As multas aplicadas em função do fechamento de lojas são conseqüência do
descumprimento do artigo 32 do PGMQ, em 2000. Nele, é determinada a
necessidade de atendimento público que permita ao usuário efetuar interação
relativa à prestação do serviço em toda localidade com acessos individuais
do STFC. Abaixo, as operadoras multadas e os respectivos valores:
TELEMAR
1 - Telerj (Rio de Janeiro) - R$ 853.293,60
2 - Telma (Maranhão) - R$ 220.204,80
3 - Telpe (Pernambuco) - R$ 220.204,80
4 - Telamapá (Amapá) - R$ 27.525,60
5 -Telemig (Minas Gerais) - R$ 990.921,60
6 -Telamazon (Amazonas) - R$ 1.458.856,80
7 - Telepará (Pará) - R$ 1.899.266,40
8 - Telasa (Alagoas) - R$ 27.525,60
9 -Telest (Espírito Santo) - R$ 220.204,80
Total: R$ 5.918.004,00
BRASIL TELECOM
1 - Telems (Mato Grosso do Sul) - R$ 192.679,20
2 - Teleron (Rondônia) - R$ 275.256,00
3 - Teleacre (Acre) - R$ 192.679,20
4 - Teleron (Rondônia) - R$ 275.256,00
Total: R$ 660.614,40
O desrespeito a outros indicadores do PGMQ, como define a Anatel, também resultou em sanções contra subsidiárias das duas holdings (Brasil Telecom e Telemar) e a Vésper S/A,
autorizada da Região I do PGO. No Rio, a Telerj recebeu multas que somam R$
1.494.153,50, referentes ao descumprimento, em 2000 e 2001, dos indicadores
"Taxa de atendimento pessoal ao usuário em até 10 minutos" (R$ 913.073,34),
"Taxa de número de solicitações de reparo por 100 acessos" (R$ 551.949,32) e
"Taxa de atendimento à solicitação de mudança de endereço de usuários não
residenciais em até 24h" (R$ 29.130,84).
Em Pernambuco, a Telpe terá que pagar R$ 8.213,20 por não atingir a taxa de
atendimento de solicitações de reparo de usuários não residenciais em até
oito horas. Além da Vésper S/A (R$ 5.348,07), Teleacre, Telegoiás e Teleron
(Brasil Telecom) receberam multas que somam R$ 17.815,18, por descumprimento
de indicadores em 2000.
Com as sanções publicadas pela Anatel nesta sexta-feira, o total de multas
aplicadas contra as concessionárias em função do fechamento de lojas de
atendimento em todo o País chega a R$ 22,2 milhões.
( da redação com informações da Anatel)