31 de julho de 2025

Banco do Nordeste e os Investimentos.

Governadores do NE e investidores do Sudeste e Sul deverão participar de rodada de negócios; No encontro, Smith deverá anunciar criação subsidiária de investimentos do BNB.

Publicado em

(Brasília-DF,1º/07/2004)  O Banco do Nordeste, principal agente de desenvolvimento do Governo Federal para o Nordeste , em parceria com o Grupo Brasilinvest, promoverá, no próximo dia 9 de julho, uma sexta-feira, em Fortaleza, a Rodada Nordeste de Negócios - Nordeste: o Lugar Certo para

Investir.  Durante a rodada, que se dará no dia seguinte ao encerramento dos trabalhos do Congresso, em primeira seção legislativa do ano -  o presidente do Banco deverá anunciar a criação de uma subsidiária do BNB para operar em investimentos. A iniciativa do BNB é uma preparação para o novo tempo na área de parceria que virá com a vigência das parcerias publico privadas. Smith disse, recentemente, na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara Federal que o BNB iria criar uma área de investimentos que teria sido tomada do banco e que agora retornará com toda força, o BNB Investimentos. Smith disse que o board da instituição  já estava  preparado para a fase da captação.

 

 

O evento servirá para que empresários das regiões Sul e Sudeste do Brasil conheçam as oportunidades de investimento oferecidas pela Região em contato direto com os governadores dos Estados Nordestinos, secretários estaduais de

Desenvolvimento Econômico e com o maior banco financiador da Região, o BNB.

O evento acontecerá no auditório principal do Centro Administrativo do Banco

(Av. Paranjana, 5.700 - Passaré), a partir das 8h30min.

 

 

A abertura da Rodada Nordeste de Negócios contará com a participação do Ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, do presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith, e do presidente do Grupo Brasilinvest, Mário Garnero. Na ocasião, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro

Nelson Jobim, falará sobre "O papel das instituições para o crescimento econômico".

 

 

Ao longo do dia, os governadores ou seus representantes discorrerão, no auditório principal do Centro de Treinamento, sobre as políticas estaduais para atração de investimentos. Paralelamente, serão promovidas e agendadas rodadas de negócios entre governos estaduais e empresários presentes ao evento. Para isso, cada Estado terá à sua disposição uma sala equipada para a realização das reuniões.

 

 

Os painéis apresentados pelos governos estaduais serão mediados pelo presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Armando Monteiro, pelo vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e presidente da Federação da Agricultura do Estado do Ceará (FAEC), José Ramos Torres de Melo Filho, e pelo presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes do Oeste Baiano (AIBA), Humberto Santa Cruz Filho.

 

 

O evento também contará com a participação de empresários importantes do mercado nacional, já instalados na Região Nordeste.

Investimento  - A expectativa da organização da Rodada de Negócios é de reunir todos os Governadores nordestinos e cerca de 200 investidores de vários segmentos das regiões Sul e Sudeste do país.

 

 

O primeiro convite foi feito aos empresários, no último dia 7 de junho, pelo presidente Roberto Smith, durante a realização da Conferência Investe NE Brasil, um encontro com investidores para apresentar a parceria do Governo Federal com o BNB a fim de incentivar os investimentos em produção na Região Nordeste, que aconteceu em São Paulo.

 

 

Na oportunidade, cerca de 180 convidados, entre empresários, consultores, dirigentes de bancos nacionais e internacionais, companhias seguradoras, dentre outros participaram do encontro.

 

 

( da redação com informações da comunicação do BNB)