31 de julho de 2025

Palavras empenhadas

Publicado em
Pode ser que mude mas tudo indica que a maior tese do governo Lula com o Nordeste, a criação de uma política de desenvolvimento regional que venha a reduzir as desigualdades nacionais não se tornaram verdade.

Hoje, se poderia dizer - Lula não cumprirá a promessa de recriar a Sudene, que viria a ser o braço institucional, carismático, dessa nova visão regional. O mesmo, é bom se dizer, se dará no Norte com a Sudam, que interessa para o povo do Maranhão, que, diferente dos outros, bebe nas duas fontes. Talvez, poderíamos dizer, sem medo, o Maranhão seria o que mais perderia pois deixaria de contar com duas instituições que poderiam lhe ajudar a vencer dificuldades históricas.

Ontem, a Comissão de Reforma Tributária enterrou o sonho de usar recursos de um novo Fundo, o Fundo de Desenvlvimento Regional, FDR, para ser usado nas duas instituições redivivas. O presidente Lula e toda a sua turma da economia está na China, inclusive os relatores das propostas de recriação das instituições que estão na Câmara. Tem gente que crê, inclusive o relator da reforma tributária, o petista Virgílio Guimarães, que seja possível uma reversão. Ciro Gomes se dirigiu aos deputados. Ele disse que usar o FDR, dirigindo direto para os governadores, de nada servirá para mudar a cena no Nordeste. Ele garante que o dinheiro não mudará a cena e nem ajudará a realizar as grandes obras de infraestrutura do Norte e nem do Nordeste. Ele reagiu alegando respeito aos governadores mas não escondia que reconhecia o equívoco dos tais como algo mesquinho, sem visão de estado. Para quem conhece Ciro Gomes isso ficou evidente.

Segundo Ciro, ele não estaria disposto a patrocinar uma recriação sem recursos. Sinalizou seu desprezo pela decisão. Ele repetiu o que já tinha dito na CAE do Senado, há duas semanas. Agora a coisa estaria mais concreta.

Num momento em que o desemprego no Nordeste é alarmante, como é em todo o Brasil, se tomar par de mais um descumprir de metas arranhará forte, duramente, todos os pré-candidatos ligados ao PT e ao Governo.

Bem, o pior é possível!

Boa quinta, a todos.

PONTUANDO

O PPS é uma graça. No início da semana, Roberto Freire criticou o Governo por não ter projeto. Ontem, Ciro disse que os governadores é que estão errados na questão regional, que não foi abordada por Freire em recente e importante entrevista.

Ainda ontem, o PPS editou nota pedindo coragem ao Governo para melhorar o mínimo e liberar a correção da tabela do IR.

Bem, nada podem falar do PPS, os palacianos. O pessoal do PMDB e boa parte do PT também quer a mesma coisa e não esconde.

Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, se reuniu ontem com os parlamentares das bancadas do Piauí e do Ceará.

Além de ACM outro amigo de Sarney não vem se calando. Trata-se do senador Tasso Jereissati(PSDB-CE).

As críticas contra o relatório da Tributária não eram só de Ciro Gomes e outros tantos. O líder do governo no Senado, Aloízio Mercadante(PT-SP), foi outro que detonou os moços.

Nota de Rodapé: Se a vida já não é fácil, pior ainda para quem pensa em desenvolvimento regional neste país, Seu! .

por Genésio Araújo Junior

E-mail: [email protected]