31 de julho de 2025

Nordestinos e a reeleição.

Sarney mandou cancelar parte da agenda; petista maranhense, que perderia mandato, recorreu para não perder vaga - não foi atendido

Publicado em

(Brasília-DF,20/05/2004) O deputado Washington Luiz(PT-MA) deveria deixar a Câmara Federal, onde exerce um mandato como suplente.  O titular, o deputado Remi Trinta(PL-MA), estaria saindo do cargo de gerente( o similar de secretário de Estado no Maranhão) e com isso voltaria ao mandato que hoje  é ocupado pelo petista. Trinta é ligado a família Sarney e ao deputado Sarney Filho(PV-MA). Washington teria pedido audiência com o presidente do Senado, José Sarney(PMDB-AP), que mandou cancelar audiências que teria nesta quinta.

 

Como o prazo se esgota para uma operação de última hora que garantisse a manutenção de Trinta no Estado,  Sarney, demonstrando,  antipatia com o Planalto e o PT, decidiu não atender o parlamentar para uma conversa. A Politicareal apurou que com esse quadro Washington Luiz teria recorrido a direção do PT para que o presidente José Genoíno interviesse.

 

Seria mais um momento da crise de relação entre Sarney e o PT. A chegada de Washignton Luiz a Câmara para assumir uma vaga de um conhecido sarneizista foi visto como uma ação política inteligente de Sarney que retirou de parte do PT local, do Maranhão, o discurso contra uma parceria com o tradicional adversário. O PT maranhense perderia um dos grandes argumentos de discurso, desde sua fundação - o combate ao grupo político do senador eleito pelo Amapá.

 

( da redação, com a coordenação de Genésio Araújo Junior)