São Francisco.
Relator considerou demora na instalação da Comissão de Revitalização um descaso; a intenção seria votar ainda neste semestre o relatório, que já passou pelo Senado.
(Brasília-DF, 26/05/2004) A Comissão Especial que cuida da revitalização do São Francisco, a “ Revitalização da Bacia do São Francisco”, precisou de 27 sessões na Câmara para finalmente ser instalada. A Comissão só terá mais 13 sessões para votar o relatório da PEC 524-A que estuda as propostas para o “Velho Chico”. O deputado Fernando de Fabinho(PFL-BA) e Fernando Fero(PT-PE) foram eleitos, agora há pouco, presidente e relator da Comissão Especial, respectivamente.
A Comissão Especial definirá na próxima semana o calendário dos trabalhos. O deputado Fernando de Fabinho(PFL-BA) disse que a intenção da Comissão é a de discutir a fundo projetos que ajudem a melhorar as condições da bacia. Ele evitou falar em melhorar as condições da bacia com fins de transposição de águas. Ele defende que o melhoramento das condições do rio seria fundamental para melhorar os perímetros irrigados e aumentar a geração de energia na região, citou nominalmente a melhoria das operações da Chesf, uma das poucas empresas nordestinas que tiveram crescimento econômico, segundo o mais recente balanço apresentado à sociedade.
DESCASO E PRESSA – O relator, deputado Fernando Ferro(PT-PE), disse que a intenção, questionado pela Politicareal, é ,depois de definido os trabalhos, apressar as discussões para que se vote ainda neste semestre, na Câmara, o texto, que vem a ser uma iniciativa do Senado Federal, e que por lá já passou. Ferro, questionado pela demorar em instalar a comissão que há tempos tinha sido criada, creditava tudo ao descaso.
- Acho que foi descaso ! – disse o parlamentar pernambucano petista.
Ferro concorda que as adiantadas discussões que já são realizadas no Executivo facilitarão seu trabalho e podem agilizar uma rápida votação.
O deputado Severiano Alves(PDT-BA) pediu que se apressassem as discussões face a escassez de tempo com a demora na instalação. O relator Fernando Ferro concordou e o presidente Fernando de Fabinho decidiu convocar a próxima reunião para a próxima terça-feira, 1º.
COMPOSIÇÃO – Os 62 parlamentares da Comissão são marcadamente dos estados doadores, como Minas Gerais e Bahia, assim como o Pernambuco, tanto é que o relator é pernambucano e o presidente baiano.
Os deputados dos estados mais ligados aos beneficiados com uma transposição de águas do São Francisco, como Paraíba , Ceará e Rio Grande do Norte, destaca-se a presença dos cearenses e paraibanos. Nenhum potiguar fora indicado para ocupar uma das vagas.