Sudene.
Relator da recriação acompanhará Lula na viagem a China; Reforma Tributária não terá FDR para a instituição que tem criação cada vez mais difícil.
( Brasília-DF,20/05/2004) O caso vai ser sério par conversa de pé de ouvido. Os deputados Zezeu Ribeiro(PT-BA) e Paulo Rocha(PT-PA) estarão no grupo de parlamentares que seguem com o presidente Lula a China, na mais importante viagem presidencial do Governo, como o próprio Presidente reconhece. Detalhe: Ribeiro e Rocha são, respectivamente, os relatores da recriação da Sudene e Sudam, na Câmara Federal. Vão ter muito o que pedir.
O deputado Vírgilio Guimarães(PT-MG), relator da Reforma Tributária, retirou o Fundo de Desenvolvimento Regional, FDR, do texto nos termos que interessava a Sudene e Sudam. A determinação de Guimarães de entregar todo o FDR para os governadores, nos termos do texto que veio do Senado, se deve a determinação do Governo de levar a questão da unificação das alíquotas do ICMS para o plenário da Câmara – isto desagrada os governadores que têm receios quanto ao tamanho do bolo fiscal no futuro.
Ribeiro tentou negociar com os deputados da Comissão Especial de Reforma Tributária mas não conseguiu êxito. A ida de Ribeiro e Rocha na comitiva de Lula será mais uma oportunidade para convencer o Presidente de que se deve buscar uma saída para a Sudene que foi promessa de campanha e sensibilizou os nordestinos no pleito de 2.002.
( da redação)