Maranhão.
Câmara comemora dia de combate ao racismo; Sarney Filho(PV-MA)
(Brasília-DF,13/05/2004) Hoje, quando a abolição da escravatura no Brasil completa 116 anos, a Câmara realizou uma sessão solene em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Racismo. A sessão foi sugerida pelo deputado Sarney Filho (PV-MA). Segundo o parlamentar os dois estados que mais possuem negros no Brasil, proporcionalmente são a Bahia e o Maranhão. O Nordeste, então, seria onde mais negros em estados brasileiros.
Livro - Outras iniciativas lembram o dia de hoje no Congresso Nacional. A partir das 10 horas, no Salão Verde do Congresso, haverá o lançamento do livro "O Negro no Maranhão - A escravidão, a liberdade e a construção da cidadania", de Manoel Santos Neto. O trabalho é resultado de 15 anos de pesquisa em jornais do século XIX. Manoel Neto colecionou notícias, artigos, crônicas e anúncios de jornais maranhenses para elaborar um retrato inédito da imprensa do século XIX e da escravidão.
Documentário - Na mesma ocasião, haverá o pré-lançamento do documentário "Quilombos Maranhenses - Cultura e Política", de Cláudio Farias. O vídeo tem 55 minutos de duração e é dividido em três partes. Farias explica que o documentário propõe o uso de elementos de ficção para contar a história da invisibilidade social das comunidades negras rurais quilombolas e o trabalho do movimento negro pela inclusão desse segmento.
( da redação)