31 de julho de 2025

Prefeitos, verbas e Lula.

Kátia Born(PSB-AL) disse que o problema foi municipalização sem recursos; encontro com Lula será hoje à noite.

Publicado em

(Brasília-DF,17/05/2004)Os prefeitos integrantes da Frente Nacional de Prefeitos que se reúnem hoje à noite com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Centro de Convenções, vão pedir a liberação de mais recursos do Orçamento da União para fazerem frente a encargos que antes eram de responsabildade dos Estados e até da própria União. A prefeita de Maceió, Kátia Born, que será a nova coordenadora nacional da Frente Nacional de Prefeitos, disse que a municipalização de serviços, desencadeada a partir da constituição de 1988, está sobrecarregando financeiramente os municípios.

 

Outra questão que os prefeitos, especialmente os das capitais vão debater com Lula é a agilização na liberação de recursos para a segurança pública. Kátia Born informou que os prefeitos querem também definir uma mudança na legislação de forma que os municípios possam participar efetivamente da segurança, setor que hoje é de responsabilidade dos Estados.

 

O presidente Lula chegará a Goiânia às 14 horas, desembarcando no Aeroporto Santa Genoveva. Será recepcionado pelo prefeito de Goiânia, Pedro Wilson, pelo governador Marconi Perillo, pelo presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Nailton de Oliveira e outras autoridades. Do aeroporto a comitiva presidencial seguirá diretamente para o Paço Municipal onde Lula e Marconi Perillo se reunirão com os prefeitos das capitais. Posteriormente haverá a abertura da 45ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, prevista para as 19 horas, no Centro de Convenções de Goiânia.

 

( da redação com goias.gov)