O Nordeste e as comissões!
É a chamada vontade criadora ...
Vamos ao que temos aqui. As comissões permanentes da Câmara aumentaram em número e em pretensões. Fora do Congresso costuma-se dar atenção aos movimentos de plenário e ,durante momentos específicos, às comissões especiais, em época de reformas e outras tais. Mas quem conhece o Congresso sabe que as comissões são espaços de poder fundamentais para consolidar relações entre os parlamentares, ao tempo que realiza uma interação com a sociedade considerada, por muitos, como fundamental para o fortalecimento do parlamento.
O atual partido do poder, o PT, sempre fez a festa nas comissões técnicas. Para você ter uma idéia, o atual governador do Piauí, Wellington Dias(PT), ganhou respeito entre os colegas durante um tempo na Comissão de Fiscalização e Controle. O deputado Luiz Eduardo Magalhães começou fazendo sucesso no comando da CCJ.- suas relações com o PT se construíram, em diversos acordos, por lá. Fez muitos com José Genoíno, durante alguns anos como líder do PT. Hoje, quem quer espaço nas comissões são os novos oposicionistas - pefelistas, tucanos e pedetistas. O PT e o PMDB ficaram com a maioria das Comissões, que juntando com o PPS, PSB, PTB e PP acabaram dominando a cena governista e parlamentar. Não é bom esquecer que ainda têm o PC do B e PPS. No geral se observa que os nordestinos acabaram não ficando tão mal na fita, pois a principal comissão ficou com o deputado Maurício Rands(PT-PE). Fora essa ocupação, se percebe um certo esvaziamento das lideranças nordestinas nas comissões. Durante todo o dia de ontem se estava fechando esse quadro, porém tudo indica que junto com a ocupação nas lideranças o Nordeste acabou perdendo nas ocupações congressuais!.
Costuma-se dizer entre os ongeiros, e afins, que de nada adianta o santo pois o importante é o milagre. Bem, já se viu muito líder nordestino não conseguir muita coisa para seus conterrâneos no entanto é mais fácil contar com o oposto. Acreditar que um parlamentar mais ligado aos grades estados vai dar uma folga para essa turma que habita acima do paralelo vinte é acreditar, demais, na grandeza e espírito nacional dos homens públicos.
A semana está só começando, Seu!
Bom dia, articulados e articuladores.
PONTUANDO
No Senado, essa disputa pelas comissões técnicas nunca foi parecido com a Câmara. Se sabe que a disputa pela CCJ e pela Comissão de Assuntos Econômicos existe mas em geral tem como marca o completo domínio governista. No Senado, de uns tempos para cá, é que o clima pega....
O deputado Maurício Rands(PT-PE), que já é o novo presidente da CCJ da Câmara é ligado a articulação, ao Palácio e se notabilizou durante as discussões das reformas quando chegou a ser indicado relator na mesma comissão. Ele cumpriu o que o governo queria.
O deputado Moroni Torgan(PFL-CE) continua firme na estrutura congressual para atender as questões de segurança. Ele será o segundo VP da Comissão de Segurança Pública, que agora é permanente. Ele informou a coluna que está conversando com todo mundo para a disputa da prefeitura de Fortaleza. Ele disse que deseja participar das reuniões dos tucanos com os pefelistas, em Brasília, nessa quinta.
Eleição no Piauí. Nessa terça, pela manhã, a suplente de senadora Adalgiza Moraes Souza(PMDB-PI) reuniu-se com o senador Alberto Silva(PPMDB-PI). Dona Adalgiza, com é mais conhecida em seu estado, demonstra gosto pelo poder como há muito não se via na política piauiense.
O relator da ?CPI do Extermínio?, padre Luiz Couto(PT-PB), que agora é o novo primeiro VP da comissão de direitos humanos da Câmara, estará hoje no cariri cearense para acompanhar investigações da CPI no extermínio de mulheres da região. Na quinta, ele vai com a CPMI da prostituição infantil ao Rio Grande do Sul.
Na Bahia, existe grandes expectativa em torno do filho do ex-governador João Durval, o deputado João Henrique Carneiro, o mais votado de Salvador. Ele poderá servir de motivo, dependendo da cena, para unir a turma que deseja trair ACM se o candidato de Imbassahy(PFL) não emplacar um segundo turno na capital. O moço bom de voto é do PDT.
Nota de Rodapé: E a Política, heim?! Dá cada volta!
por Genésio Araújo Junior
E-mail: [email protected]