E ainda tem Waldomiro?!
Na semana passada, falou-se que tem dinheiro para o Nordeste, estaria faltando projetos. O presidente do BNDES, Carlos Lessa, esteve com os nordestinos e disse a mesma coisa. O presidente começa a montar com os governadores tucanos uma blindagem contra a grita das dívidas mas e no Congresso, o que espera do final do primeiro trimestre!? Terminamos os primeiros três meses do ano e nada de concreto temos para a região. O presidente Lula disse que em breve teremos uma fórmula do governo e dos deputados para endinheirar a recriação da Sudene, porém, o que chama atenção é a lida com uma cilada.
As autoridades falam que tem dinheiro para o Nordeste mas o governador do Ceará, Lúcio Alcântara(PSDB), que anda bonzinho com o Presidente, colocou, com inegável propriedade, no encontro de quarta, lá no Ceará - que as Parcerias Público Privadas, as PPP?s, não servem a regiões como a nossa, o Nordeste! Seria coisa de rico. Era fundamental, e é, uma ação dos poderes públicos numa ação de estado. Em conversa com lideranças miúdas, as que estão em destaque este ano com as eleições municipais, eles afirmam que a liberação de recursos subsidiados para a reconstrução de açudes privados não serão tomados pois os donos dessas pequenas barragens correm longe de Banco(sic). Ora bolas, o que fazer quando um governador importante diz uma dessas e as lideranças miúdas confirmam?!
Parece o fim?! Não é ! ? existe uma dose grande de má-vontade com esforço público que exige contrapartida, mas a questão da infraestrutura é angustiante para essa gente.. A questão das estradas que o diga. No Brasil ainda é costume dizer que governar é fazer estradas. Nesta semana se retomará a discussão sofre o Sudene e vários outros assuntos na pauta da Câmara e do Senado. Não dá para negar que a retomada das discussões sobre temas explosivos, como a decisão de Waldomiro Diniz abrir seus diversos sigilos ? fiscal, bancário e telefônico ? antes da Justiça e a possível fala na CPI do Rio de Janeiro ? vão dar o que falar. Não é bom esquecer que tem o pedido junto ao STF para obrigar o presidente José Sarney a indicar os membros da CPI dos bingos. Em meio a isso a questão nordestina pode parecer periférica: não será! A retomada de ações positivas é tanto importante hoje como deve ser em São Paulo. Não podemos esquecer que as lideranças que andam sustentando o governo Lula, politicamente esses dias, são nordestinas.
Não é bom deixar de lado a máxima de que a verdadeira distribuição da renda nacional só se dá em época de eleições, Seu!
PONTUANDO
Bem, vamos ficar poraqui. É só!
por Genésio Araújo Junior
E-mail: [email protected]