Na mão do Maranhão!
Muita gente, naqueles idos, diria que isso seriam inimaginável. Se pintava, naqueles dias, por muitos setores, que os últimos dias de FHC podiam não estar servindo para muita coisa mas estavam por enterrar, ou no mínimo reduzir à Liliput, as poderosas lideranças de José Sarney e Antonio Carlos Magalhães; não se pode esquecer a Bahia mas o prato principal deste sábado é o cuxá e não o acarajé! Pois bem, as coisas mudaram mas exatamente no caminho inverso. O Maranhão é o dono do Brasil.
A questão da CPI é destacada. De quinta para sexta muito se pesou e repesou a decisão dos líderes governistas do Senado de não indicar, a partir da semana que vem, os nomes para compô-la. A Secretaria Geral da Mesa mandou informar que orientaria(?!) ao presidente Sarney que mandasse arquivar a CPI dos Bingos pois não existe disposição no regimento do Senado que garanta que o presidente tem a prerrogativa de indicar, como se veria nos regimentos do Congresso e da Câmara. Na sexta, a oposição disse que depois de indicar os nomes e não houver a devida composição pelos governistas e da parte de Sarney, eles vão recorrer à CCJ do Senado e ao Supremo Tribunal Federal, STF. Ora bolas, e quem é o presidente da importante CCJ?! O maranhense ribeirinho senador Edison Lobão(PFL). Sua feição de efígie, a versão humana da incógnita mais conhecido do Senado Federal, indica prudência.
Nesses dias o senador Lobão falou no plenário, ou para alguns jornalistas, sobre atendimento à mídia, que precisaria do apoio público pois vive uma crise, sobre as ong?s ? que ele acha, estariam se metendo demais em questões de Estado e sobre o aumento da carga tributária. Recentemente, também, ele criticou o Governo Lula mas em tom de alerta ao tempo que lembrava aos desavisados - votara no Presidente!
É....o Maranhão está na crista da onda, Seu!
PONTUANDO
Tanto a oposição como o senador Pedro Simon(P
A senadora Heloísa Helena(sem partido-AL) anda tirando o couro do Governo com faca cega. È ... vingança é um prato que se serve frio!
Por falar em Alagoas os parlamentares da Comissão das Chuvas passou por lá. O Governador, em exercício, Luís Abílio, disse que o Estado precisaria de R$ 30 milhões.
Ainda sobre o Maranhão, o deputado Luciano Leitoa(PSB-MA) esteve em Alagoas e em Recife, ontem. Ele chegou a sobrevoar de helicótero os locais atingidos. Segunda-feira a Comissão das Chuvas chegará ao Maranhão.
Nota de Rodapé: Bem, de Maranhão, hoje, tá bom, não!?
por Genésio Araújo Junior
E-mail: [email protected]