31 de julho de 2025

?Crescer Nordeste?

Publicado em
A semana poraqui está terminando envenenada apesar de, em cerimônia de enterro, não se falar da causa da morte, especialmente quando há violência.

Essa questão da disputa e acirramento de ânimos entre senadores, por conta do episódio Waldomiro, está desenterrando esqueletos ainda encarnecidos. O mal-cheiro deveria ser forte mas no lugar das náuseas estamos vendo coisa pior. A inteira desproporção. Os políticos têm estômagos fortes mas o povo não.

Para arrefecer esses ânimos, o Presidente pretende colocar seu carisma a nossa disposição acompanhada de tostões, o melhor dos lenitivos quando não resta outra alternativa à política. Ontem, o Banco do Nordeste anunciou que o presidente Lula, na estada no Ceará, no dia 17, lá no Passaré, vai lançar o programa Cresce Nordeste. Nessa semana anunciamos que além desse, o Banco, numa parceria do BID e do BNDES, vai lançar o Prodetur II, que, apesar de interessante, é um programa que necessita de contrapartidas, o que muitos estados da região não poderão colher pois os impeditivos têm relação com o drama da capacidade de endividamento. Este Cresce Nordeste, que estava sendo mantido sob sigilo, é diferente. É quase 1 bilhão de dólares que o Governo quer oferecer para gerar até 1 milhão de empregos, ainda nesta ano. Quem diria, heim?!

Não resta dúvida que esses movimentos devem ser vistos, até pelo sigilo imposto, a uma questão momentânea ? infelizmente. Era sabido que o Governo anunciava que neste ano teríamos algum crescimento ? os institutos, depois da crise da chuvas e face a redução impressionante da atividade econômica nos meses de 2.003, só comparável à 1992, assustavam-se com revisões de expectativas; quem conhece o país sabe que em época de eleição, tradicionalmente, a economia cresce alguma coisa face a ?redistribuição? da renda imposta pela caça ao sufrágio - talvez mais valioso que a dignidade para muitos. Pois bem, mesmo com essa nossa última alusão ? e não dos ibges da vida ! ? o crescimento era visto como irrefreável. Agora vem esse ?presente? para o Nordeste. Talvez, as pesquisas que tem sido divulgadas, tanto da Sensus como a da Datafolha, visto que a Cni não encomendou nada, ainda de relevante ao Ibope ? não vêm dando detalhes do desgaste regional ? o Nordeste seja um dos mais desiludidos com o Governo, não com Lula, acredito. Tem estado da região, como o Piauí, que já ameaça editar em sua Assembléia uma moção de persona não grata ao ministro Ciro Gomes, da Integração. Ora bolas, essa nova com a região é muito mais que fruto de uma programação, por mais que insistam em nos dizer os áulicos governistas.

Bem, resta esperar pela semana que vem, Seu!

Bom dia, nordestinos e nordestinas.

PONTUANDO

Os políticos começaram a chegar, em massa, em Brasília, ontem, para a convenção do PMDB. As reuniões em gabinetes do Congresso com essa gente peemedebista acabaram dando quorum aos bastidores nessa sexta-feira.

O secretário executivo do Ministério da Integração, Oman Carneiro, estava feito louco nessa sexta à cata do presidente da Assembléia Legislativa do Piauí, deputado Kléber Eulálio, que estava em Brasília. A Assembléia daquele estado ficou tão indignada com a liberação de recursos para o Piauí no anúncio da última quinta que já anuncia uma moção de persona non grata para o ex-candidato à Presidência da República, chefe de Oman..

Outras Assembléias andam ameaçando a mesma coisa. Tudo porque o Ceará e Pernambuco ficaram com a maioria do butim, Seu!

O horror na Espanha, em Madrid ? com 192 mortos e mais de 1,4 mil feridos é um assombro de nossos dias. Foi no 11 de março. O 11 está virando o 13 da humanidade.

Nota de Rodapé: Que o sábado lhes seja leve, viu!

por Genésio Araújo Junior

E-mail: [email protected]