31 de julho de 2025

Nordeste e a Câmara

Deputados ficam de fora do comando da maioria das comissões permanentes; repete-se a tendência vista na escolha dos novos líderes.

Publicado em

 

 

(Brasília-DF,23/03/2004) Os parlamentares nordestinos que já tinham sido preteridos na escolha dos líderes, com algumas exceções, também ficaram de lado na indicação para as presidências da maioria das comissões permanentes. Os dois maiores partidos da Câmara, PT e PMDB deram mais destaque para os parlamentares do Sudeste e do Sul.

A Câmara empossou por toda essa terça os dirigentes das 20 comissões permanentes. A principal comissão permanente da Câmara será comandada neste ano pelo nordestino Maurício Rands(PT-PE). O parlamentar teve destaque na CCJ durante todo o ano passado, especialmente durante a votação da constitucionalidade das reformas tributária e previdenciária. Rands é do grupo articulação do PT. Antes dele o último presidente nordestino da CCJ foi o hoje filiado ao PL, Inaldo Leitão(PB), que foi eleito à época pelo PSDB.

Neste ano houve uma nova redivisão das comissões permanentes, o que vem marcando a vida parlamentar na Câmara nas duas últimas legislaturas, a que mais divisão sofreu foi a de defesa do consumidor, meio ambiente e minorias que foi literalmente repartida. Outro deputado petista terá posto de comando em comissão – o deputado Paulo Rubem Santiago será o segundo vice-presidente da importante comissão de finanças e tributação, que será presidida pelo aliado PMDB.

ALAGOAS - O deputado Givaldo Carimbão(PSB-AL) é o novo primeiro vice-presidente da comissão de meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Na seção legislativa anterior Carimbão foi presidente da antiga comissão que agregava, também, minorias e defesa do consumidor.

CEARÁ – O deputado Moroni Torgan(PFL-CE) é o novo segundo VP da comissão de segurança pública que antes era especial e agora é permanente. O deputado Gonzaga Mota(PSDB-CE) foi eleito hoje, também, o presidente da Comissão da Desenvolvimento Econômico e Indústria e Comércio.

SERGIPE – O deputado Jackson Barreto(PTB-SE) será o primeiro vice da comissão de desenvolvimento urbano, a CDUI, que vem a ser uma das mais importantes comissões antes pleiteada pelas esquerdas e que foi durante muito tempo comandada pelo PC do B.

( da redação)