31 de julho de 2025

Codevasf.

Parlamentar quer que companhia seja uma “Sudene do São Francisco”; os parlamentares tiveram encontro com o governador Wellington Dias.

Publicado em

(Brasília-DF,09/03/2004) O deputado Givaldo Carimbão(PSB-AL) confirmou à Agência Politicareal que está satisfeito com o rumo que o Governo começa a impor para a Companhia de Desenvolvimento do Vale dos rios São Francisco e Parnaíba, Codevasf. Ele foi o deputado que durante uma reunião da Bancada do Nordeste, durante a crise das chuvas que ameaçou entregar “ de volta” ao Governo a indicação de um novo nome para a direção da Companhia em seu Estado, o Alagoas, face a indigência de recursos e funcional.

Carimbão foi um dos 15 deputados que se encontrou com o ministro Ciro Gomes, da Integração, e depois com o governador Wellington Dias(PT), do Piauí, que será quem fará a nova indicação, no lugar do ainda presidente Francisco Guedes. Carimbão confirmou que o nome do novo presidente da Companhia será um funcionário do Banco do Nordeste.

Carimbão disse que a Codevasf não deve ser uma instituição para dar trator ou cesta básica, mas deve ser uma instituição que pense e desenvolva o Vale do São Francisco, esquecendo que a Companhia agora atender o Vale do Parnaíba. “Daquela forma acho que a Companhia não serve para o Nordeste, para o Brasil e nem para este Governo”. Ele acrdita que a companhia deve ser a Sudene do São Francisco. Ele disse que gostou da conversa com o ministro Ciro Gomes foi muito boa, porém garantiu que durante o encontro, realizado na semana passada e informado pela Agência, não foi tratado sobre transposição de águas assim como revitalização do São Francisco, contrariamente ao que informou outra fonte, deputado, que participou do mesmo encontro.

DNOCS – Carimbão informou que na manhã dessa terça,09, técnicos e diretores do Dnocs e da Codevasf se encontraram com prefeitos de Alagoas para acertar detalhes da ação conjunta contra os estragos das chuvas. Na segunda, 08, o ministro Ciro Gomes se reuniu, aqui em Brasília, com diretores e técnicos das duas instituições para definir o novo calendário de retomadas de obras paralizadas nos estados da região.

CRISE WALDOMIRO – O deputado confirmou que está atuando junto com o senador João Capibaribe(PSB-AP) para que o senador Geraldo Mesquita(PSB-AC ) reveja sua saída do Partido. Mesquita anunciou a segunda sua saída do partido e assinatura das propostas de CPI´s que tramitam no Senado para investigar os bingos.

( da redação, com coordenação de Genésio Araújo Junior) .