31 de julho de 2025

Eunício, Ciro e Sudene ? quem se habilita?!

Publicado em
A semana terminou cheia de complicações para o Governo.

O Presidente ventilou para os jornalistas que o futuro será de dois ou, no máximo, dois partidos, o que acabou sendo uma grande saia justa ideológica - pouco democrática e oportunista.

O IBGE divulgou que a indústria brasileira, especialmente no Nordeste, nossa praia, conseguiu ser pior, em 2.003, que nos anos FH - especialmente nos dois piores anos, 2.001 e 2.002.

Para fechar, tem essa cabeludíssima envolvendo nomes que transitavam muito bem no chamado núcleo duro do Governo.

Ninguém sabe como vai ser a semana mas tudo indica que o retorno dos trabalhos legislativos deverá ser cheio de emoções, porém tem uma questão regional que não podemos deixar de lado justo porque os acontecimentos de sexta-última podem, de uma forma, ou de outra, ou paralisar ou dar uma nova motivação na recriação da Sudene.

Bem, vamos ao que temos.

Os personagens. O ministro Eunício Oliveira, das Comunicações, é o controlador, junto com o BNDES, BNB e a Fazenda dos recursos do Fust, que vem a ser o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações. O ministro Ciro Gomes é o autor da proposta de recriação da Sudene que anda paralizada face a retirada do Fundo de Desenvolvimento Regional, FDR, com respectiva entrega aos governadores ? ambos os senhores fazem política no Ceará. O deputado Zezeu Ribeiro(PT-BA) é o relator do projeto de recriação da Sudene. O deputado José Pimentel(PT-CE) é autor da nova proposta, apresentada na última reunião da Bancada do Nordeste, para usar o Fust na recomposição dos recursos da Sudene, rediviva.

A situação. Os dois ministros em questão são do Nordeste e vivem situações diferentes. Oliveira está por cima da carne seca e é do PMDB - ele pode dispor dos recursos do Fust. Ciro Gomes é do minúsculo PPS e vive um péssimo momento. O PT dá sinais de que não quer pagar o mico de não encontrar uma solução, junto com o Governo, para a nova instituição ? Lula ficaria mal na fita pois o assunto é promessa de campanha. O PT de Pimentel e Ribeiro sinalizaram que poderiam querer ficar com os recursos do Fust, porém, em tese Oliveira não iria abdicar dessa dinheirama, porém, é bom afirmar que a política no Ceará está no meio deste angu e Oliveira, sendo do PMDB, num momento péssimo para o Planalto poderia começar a ver com olhos grandes objetivos maiores em sua vida além de retornar a Câmara nas próximas eleições!

Bem, a cena está montada. Resta ver onde vai dar!

Boa domingueira e boa semana!

CEARENSEANDO

O Fust é um fundo que ninguém usa pois desde o Governo FHC para uns ou Cardoso para outros, vinha sendo contingenciado em títulos com vista a atender a decisão da Fazenda. È bom ir logo avisando que essa nova força do PMDB, em fase de disputa interna silente, poderá fazer com que Oliveira consiga o quase impossível ? usar o Fust.

Esse Fundo poderia ser usado no projeto de recriação da Sudene, também, mas fica a dúvida. Quem será o mais forte ? os que desejam a recriação da instituição de qualquer forma ou o PMDB?! É bom lembrar que ao PMDB interessa o enfraquecimento de Ciro Gomes que em última análise ficaria com o mico de não ter sido hábil para recriar a instituição de não Oliveira que se negou a ceder recursos que não foram criados para tal.

Ciro Gomes, afiançam algumas fontes, teria informações contra as administrações do Partido na Integração mas é bom informar que alguns que já foram do Partido naquele comando estão em outros partidos da base, como o PTB que Ciro viria como um aliado para outros momentos!

O clima pegou. A briga cearense com ramificações na Bahia de ACM podem acabar estourando no Planalto. Vamos ficar atentos.

Nota de Rodapé: Quem foi que disse que a vida é fácil, Seu!

por Genésio Araújo Junior

E-mail: [email protected]