31 de julho de 2025

O que não mata engorda!

Publicado em
Ontem, falhei com vocês, mas a conversa de pé-de-ouvido foi substituída por uma geração, quase sem fim, de notícias que a agência politicareal1 gerou sobre o assunto que mobiliza o país e o nordeste, as chuvas. Bem, voltamos com algumas informações valiosas, detalhes-tão-pequenos-de-nós-todos, ainda sobre este assunto.

Os últimos dias têm sido valiosos para observarmos que apesar das pessoas mudarem os costumes e as jogadas políticas se repetem De fato, elas parecem abomináveis mas são ciladas que raramente se escapa, até porque o monstro da máquina governamental ainda é o velho Leviatã, que pode ter tudo ou nada de Hobbes.

Bem, vamos ao que temos.

Desde o início do Governo Lula ficou evidente que o contigenciamento orçamentário não iria ficar fora de moda. Os Ministérios voltados para infra-estrutura, como o da Integração, sofreram cortes severos. Ciro Gomes decidiu dar uma de João-Sem-Braço e tratou de mostrar que tinha muito exagero nos orçamentos anteriores e que essa era sua grande construção em 2.003, como se as necessidades não continuasse ali, batendo à porta e fazendo vítimas! Pois bem, era sabido que apesar de se ter anunciado, ao final do ano passado, que os recursos para investimento aprovados no Orçamento Geral da União não seriam cortados, ninguém acreditava - especialmente quem conhece Brasília e teve oportunidade de ouvir o todo poderoso José Dirceu dizer em meados de 2.003, para alguns, que o orçamento daquele ano iria ser cumprindo e que não teria correria de fim de ano! Ora bolas, a história é conhecida. Pois bem.

As chuvas e todo esse desastre estão servindo para bombar os orçamentos, não só da Integração mas de outros Ministérios ?contingenciados?! Ainda não se sabe muito bem como vai funcionar isso, nem o super Zé, nem o Presidente e nem os outros do núcleo duro sabem ? porém, é bom lembrar que o Presidente disse, e mandou dizer, que ?não faltarão recursos para atender os atingidos?. È neste ponto que se está dado o nó político de intensas repercussões.

Não seria uma estultice, cinismo ou provocação, conhecendo a história política nacional, dizer que vem a ser uma ?boa? coincidência política o desastre no Nordeste e noutras regiões do país. Não são poucos os indícios que nos levam crer que será perfeitamente possível que muitos projetos que estão paralizados no orçamento e que estavam sob risco de viraram pó, ou motivo de indignação, tipo ora inacabada ? voltarem ao mundo da realidade administrativa e política.

É uma pena mas a desgraça pode virar um prato cheio não só para os políticos da base, mas para os poderosos interesses da Esplanada, Seu!

Bom dia, políticos e políticos.

PONTUANDO

A reunião dessa sexta, que tinha tudo para continuar neste sábado, do Presidente com sua turma de velhos e novos ministros deve ter servido par apressar alguns rumos. É bom lembrar que alguns ministérios precisam fechar todas suas posições e algumas coisas precisam ser resolvidas.

Pelo que se viu parece que a lei de biosegurança aprovada acabou saindo melhor que a encomenda. No geral, entre mortos e feridos todos teriam se salvado.

Vamos tentar conversar com o deputado e líder do PV, Sarney Filho(MA). Ele certamente tem muito a falar sobre esse assunto.

O ciúme estaria grande com o Piauí - o estado do Fome Zero e do PT no poder. O deputado Givaldo Carimbão(PSB-AL), que teria indicado o representante da Codevasf em Alagoas, disse na reunião da Bancada do Nordeste que para aquele estado vão milhões e para Alagoas ?milhinhos?.

Inflação, risco de aumento do Risco Brasil, produção industrial caindo, juros ainda parados! Bem, parece que o Brasil vai bem para uns insistentes colunistas e editores de uma certa rede que controla várias e poderosas mídias!

Nota de Rodapé: Bom fim de semana para todos, até aquele povo!

por Genésio Araújo Junior

E-mail: [email protected]