31 de julho de 2025

Pegou mal, mas poderia ser pior!

Publicado em
Pegou mal, muito mal mesmo, o Presidente Lula da Silva e seus Ministros só terem se reunidos na tarde-noite de ontem para tratar dos estragos que as chuvas estão fazendo, com as pessoas e as coisas, só depois que São Paulo foi duramente atingida.

Ora bolas, o Nordeste estava se acabando e o Governo tratava o assunto como se fosse uma questão burocrática. O ministro Ciro Gomes - sempre bem avaliado ! - de uma hora para outra, sumiu.

Até hoje não se sabe se ele deu essa escapada por conta da política do Ceará, que pegou fogo após a chegada de Eunício Oliveira ao Ministério de Lula, apesar dele ser visto, também, como ministro de Brasília ? ou por conta de uma necessária pressão que ele anunciava aos ministérios do Planejamento, Fazenda e Casa Civil.

Bem, o tempo vai nos ajudar mas os fatos falam mais que as versões. Ontem, o governador do Piauí, Wellington Dias(PT), do Piauí, um dos severamente atingidos - veio parar na Capital para fazer das suas. Nesta quarta Ciro Gomes se reunirá com a Bancada do Nordeste para falar deste e doutros assuntos.

Em verdade, os Governos são medidos pelo resultado final mas os eventos marcam e definem carreiras. A leitura política que se deve fazer desse episódio - da calamidade com as chuvas, pelo menos por agora, é que o Governo não tem uma política clara de comunicação para tratar com antecipação alguns naturais e previsíveis episódios. È importante que esse problema de lidar com este tipo de coisa é um problema mundial - basta lembrar como se portou o governo francês durante a recente calamidade do calor que atingiu a Europa, recentemente. Os franceses se embananram, para usar uma referência tão próprias às república que ficam abaixo do Equador, nas Américas. Pois bem, voltemos ao Brasil ? o que se observou foi o grande equívoco cometido pelo nosso governo nessa questão de defesa civil ? e olhe que essa turma que está aí foi até mais cuidadosa que a que estava!

O orçamento federal para defesa civil, previsto para todo este ano, era de R$ 32 milhões. Ora bolas, uma ninharia se observarmos que além das chuvas de verão têm as secas da primavera no Norte e a ventania de outubro no Sul. E no Governo FH?! Em 2.002, o último daquela ?era? foi de 500 mil reais ? para todo o país! Aí está o pecado do novo governo ? eles deveriam ter mostrado para a população que só tinham isso, mas era fenomenal comparado com o que fez o governo anterior, qual, inclusive, durante oito anos não pensou um sistema nacional de alerta e alarme.

Bem, o problema está aí, pois o povo agora quer solução e não que saber quem foi pior ou melhor!

Bom dia, nordestinos e paulistas.

PONTUANDO

E a entrevista de Antonio Palocci no Bom dia, Brasil, heim!? São muitas as explicações, mas estava na hora do homem dizer que nem tudo depende da defesa civil, Seu!

Há grandes preocupações políticas para justificar o movimento de Palocci mas para o cidadão comum o mais relevante vem a ser a questão da inflação de janeiro e início de fevereiro que anda matando!

O país parece que está parado com esse ausência do presidente Sarney, longe de Brasília, por conta de soluções na saúde. Com isso corem os rumores sobre o PMDB em postos chaves da Eletrobras e da ECT.

O pessoal do Sergipe e de Pernambuco parece que não estão fazendo muita força para conseguir o dinheiro do governo federal. Aí tem, viu!

O senador Edson Lobão(PFL-MA) apesar das afinidades eletivas com o ministro Vidigal e José Sarney não é lá a favor do controle externo do Judiciário, viu! Aí tem também!

Nota de Rodapé: Quem foi que disse que a vida fácil!?

por Genésio Araújo Junior

E-mail: [email protected]