31 de julho de 2025

Igual a Collor!

Publicado em
A semana terminou com uma expectativa anunciada, porém a divulgação dos números do IBGE, sobre PIB de 2.003 e do índice de desemprego do primeiro mês de 2.004, nos leva a convicção de que a crise do Caso Waldomiro, que atingiu BSB, não vai servir, só, para ajudar os políticos da base aliada a ficarem mais fortalecidos e boa parte da opinião pública desiludida com o Partido dos Trabalhadores, o PT!

Os números do IBGE são um soco no estômago ! - talvez tenha sido por isso que surgiu o rumor de que o pessoal do Planalto tivesse pedido para adiar, ao máximo, essa divulgação. Pois bem, vamos aos tais.

Foi o pior desempenho desde 1.992, não por acaso poderíamos dizer que o primeiro ano do governo Lula não é bem a continuação do governo passado, de Fernando Henrique Cardoso mas está igual ao último ano do governo Collor! Desde 1.992 não se via um perfil de PIB tão pífio.

Tivemos um crescimento negativo de O,2%%, comparado com 2.002, mas a coisa é bem pior se formos às partes!

A renda das famílias caiu 3,3%%, comparado com 2.002.

O PIB per capita, que vem a ser a distribuição da produção total do país por habitante, teve uma queda de 1,5%%.

De 1.994 para cá, o último do Governo Itamar Franco, tivemos uma média de 1,%% de crescimento no PIB comparado com o ano imediatamente anterior.

A turma que chegou ao poder para acabar com apartheids, e contra a exclusão, teve no seu primeiro ano de comando um incentivo nessas exclusões. Setores como o agropecuário, que é menor que o tal do agronegócio, teve um crescimento positivo de 5%% comparado com 2.002 e as exportações de bens e serviços tiveram crescimento de 14,2%%. Ora bolas, quem trabalha com agropecuária de exportação e com a produção de bens para exportações tiveram significativas melhorias, que acabam não se estendendo a todos. Exclusão!

A crise do Caso Waldomiro que deverá inaugurar uma agenda positiva tanto nas ações do Executivo como que no Legislativo chega em boa hora para a economia. Pode ser que com isso o tal do espetáculo do crescimento coloque seu bloco na rua, Seu!

Bom dia, economistas e economia.

PONTUANDO

O IBGE não pesquisa o Nordeste todo, mas só três regiões metropolitanas ? Fortaleza , Salvador e Recife. O resto, infelizmente, fica de fora.

Em Recife e Salvador o desemprego cresceu comparado com dezembro. Na capital pernambucana, o desemprego cresceu de 11,7%% para 12,8%%. Em Salvador, a situação foi pior, de 15,2%% para 16,2%%. Ainda bem que a economia do Carnaval, em fevereiro, veio! Estima-se que neste mês a desocupação tenha caído, Seu!

Tudo indica que o tal jantar organizado, na quinta, por Eunício Oliveira, com os tuchaus do PMDB, para José Dirceu e Aldo Rebelo tenha selado o acordo de reeleição de Michel Temer na presidência do PMDB.

O fortalecimento de Zé Dirceu e Aldo Rebelo é ótimo para Oliveira e péssimo para Ciro Gomes. Coisas do Ceará.

O fortalecimento de Michel Temer na presidência do PMDB, em mais um mandato, é importantíssimo para João Henrique Sousa. Coisas do Piauí.

O deputado Inaldo Leitão(PL-PB) é visto na Comissão Especial da PEC paralela como uma indicação do fortalecimento dos tucanos pró-Planalto! Creiam-me! ? Coisas da Paraíba.

Nota de Rodapé: A semana que vem promete!

por Genésio Araújo Junior

E-mail: [email protected]