31 de julho de 2025

E o Nordeste nessa tal agenda, heim?!

Publicado em
Terminou o carnaval e voltamos a vida real. Bem, nem tanto né!?

O Governo já mandou anunciar que deseja tocar, nos próximos dias, uma agenda positiva para conter o efeito Waldomiro, porém, de interesse do Nordeste, ainda não se viu muito de concreto.

Ainda antes do Governo tomar essa decisão, lá na Câmara, a PEC paralela ganhou comissão especial e um nordestino como relator. Aparentemente nada de mais, pois o escolhido, deputado José Pimentel(PT-CE), já fora o relator da proposta inicial do governo que passou pela Câmara antes de ir para o Senado e voltar como ?paralela?, porém é bom ver que por trás desse senhor acabam se deslindando uma pá de alternativas que são oferecidas ao Palácio para agradar essa gente que vive acima do paralelo 20º e tem uma reca(?!) de votos no Parlamento.

É bom ver que Pimentel, que participa ativamente das ações da chamada Bancada do Nordeste, é um dos que defende a liberação das emendas particulares e de bancada para serem usadas no combate à crise das chuvas. Pimentel também defende o uso de recursos de fundos de outros ministérios para compor a retomada da Sudene. Ora bolas, o Governo e o Palácio estariam dispostos a liberar, logo, o aumento das pensões dos aposentados do INSS mas que não estariam no orçamento. Ora bolas, a Bancada do Nordeste anunciava antes do Carnaval que iria encaminhar ao presidente Lula um abaixo-assinado pedindo o encaminhamento de uma MP que liberasse a chamada reserva de contingência. Eles desejariam usar esses recursos para a crise das chuvas, mas até palavra contrária por que não usar essa dinheirama de uma forma mais ampla, heim?! É bom lembrar que agrado pouco e bobagem, justo em época de eleição.

A provocação da coluna não se baseia em vantagens e oportunismos, porém é bom ver que enquanto não se move(!) se alimenta as especulações de que se não se agir, rápido, o Governo poderá perder o tal bonde, amplamente anunciado, do crescimento, em 2.004. O segundo semestre, naturalmente, deverá ser de evolução mas as vantagens se montam ainda no final do primeiro trimestre do ano.

É verdade que os nordestinos da Câmara não seriam causadores de grandes transtornos para o Governo e o núcleo duro porém não é bom brincar com o poder. Já se disse que o Poder não gosta de quem não gosta dele!

Vamos ver o que o Nordeste leva nessa!

Bom dia, positivos e negativos.

PONTUANDO

Ninguém fala mais em transposição de águas para o semi-árido ou estou enganado, heim?!

É bom lembrar que esse assunto passaria pela Codevasf, mas tudo indica que teremos modificações por lá.

Está todo mundo ansioso com o tal do Diário Oficial da União. Ele até agora nada tem de novo, Seu!

Todo mundo estava aguardado novidade para a diretoria da Eletrobrás! É... , teve uma ? pegou fogo na sede, lá no Rio!

O caso dos Correios deve se resolver, mesmo, na semana que vem. Vamos ver se João Henrique emplaca. A questão é política mas competência não lhe falta!

A CPI do Extermínio está de volta. Na semana que vem, quarta,03. O relator, padre Luiz Couto(PT-PB), anda cheio de idéias, querendo resultados.

Tem dois paraibanos, do PL, na tal Comissão Especial da PEC paralela. Cássio Cunha Lima se fortalece!

A palavra está com o deputado Zezeu Ribeiro(PT-BA). A questão da Sudene anda necessitando de respostas!

Coisas do Maranhão além Sarney. O deputado Antonio Joaquim(PP-MA) é VP na PEC paralela. A Comissão Externa do acidente na Base de Alcântara volta. Quando é que isso vai acabar, Seu!?

Nota de Rodapé: Hoje é dia de revista?! É ,sim senhor!

por Genésio Araújo Junior

E-mail: [email protected]