Idos de março!
Sempre que março se aproxima releio obras de história, ou literatura, que trata desse mês. Os romanos, os cristão e depois os ingleses, com Shakespeare, cuidaram desse mês como o da traição - da pérfida ação feita por quem mais se gosta. Os franceses, na revolução de 1.789, mudaram a cara de março, deram-lhe outro nome, mas o período do chamado terror passou forte por março
No Brasil, o mês é marcante. Deu início ao último golpe militar, e, na cultura, virou referência às chuvas que caem e nos lavam e levam para o mar o de ruim
Este segundo março da Era Lula pode dar início à montagem de uma cara melhor do país justo em ano de mudança no comando das cidades. São mudanças inexoráveis. Seria interessante ver como essa gente lida com o assunto e percebe que o país não é só Brasília e suas lutas de parlamento e pretório.
Pode-se até imaginar que em março esse governo previa alguns movimentos positivos, no entanto, agora, é tudo meio obrigatório! Já tratou-se, poraqui, como é que essa turma pode cuidar melhor dos nordestinos, questões de destaque não faltam ! ? porémm, fica a dúvida : como isso tudo vai ser tratado?!
Não tenham dúvidas, março é marcante e histórico para o Brasil, apesar de agosto ter um peso especial - a da tragédia. Nesse março poderemos esperar algo certo ? as chuvas que são uma marca deverão servir para mobilizações e mais tragédias, infelizmente. Sua chegada, ou retorno, deverá fazer com que os homens e mulheres públicas se postem de uma forma diversa ao que se viu no final de janeiro. Particularmente, alguns já se movem porém surge a impressão de que não é tudo.
Pode ser que o Caso Waldomiro ajude março a ser melhor que a encomenda, Seu!
Boa semana a todos.
PONTUANDO
O PDT dá uma demonstração, com seus quadros que disputam as eleições municipais, de desatenção. Até agora não se tem boas informações, e posições, nas comissões da Câmara. No Senado a coisa está melhor!
A semana começa decisiva para o PC do B. Aldo Rebelo terá papel de grande destaque nos movimentos de março. Gente como Renildo Calheiros(PC do B-PE) e Inácio Arruda(PC do B-CE) é fundamental.
Nesta semana deverá ser definido novo comando na Codevasf. A empresa que cuida dos vales do São Francisco e Parnaíba vive um momento de tensão com a iminente saída de seu presidente Francisco Guedes. As dificuldades na definição deste comando fortalecem o Dnocs.
São por conta de disputas como essas que o Nordeste perde. Era notório que o Dnocs morria de ciúme face ao fato da Codevasf comandar a questão das transposições, apesar do departamento ter ampla experiências com essa questão da acumulação de águas e ajudou a fazer uma importante, lá no Ceará!
Nota de Rodapé: Bem, aproveite este domingo bissexto, Seu!
por Genésio Araújo Junior
E-mail: [email protected]